Como resolver os problemas da empresa.
fonte: Strategy Manager
No dia a dia empresarial nos deparamos com dificuldades e problemas continuamente. E em diversos momentos buscamos metodologias para transpor esses obstáculos, partindo deste pressuposto vamos elencar algumas ferramentas que podem sanar essa problemática ou, ao menos, proporcionar um direcionamento para os empresários.
A sigla vem da combinação das palavras fato, causa e ação, a Endeavor diz: “A grande vantagem é que a metodologia possibilita que se chegue à causa raiz de qualquer problema e que, portanto, se formule soluções que realmente possam resolver a questão. Além disso, a metodologia FCA te ajuda a produzir e adquirir conhecimento aprofundado sobre os processos que envolvem o seu negócio.
Basicamente, identificamos o fato ocorrido, ou seja, qual o problema em questão:
Exemplo: Filial não bateu a meta de vendas.
Logo após, identificamos a possível causa deste problema ou o porquê:
Exemplo: A filial não bateu as metas por que o vendedor Fulano não atingiu sua meta pessoal).
A partir disso, usamos outra técnica o famoso “why-why” ou, em português o “porque-porque”, que dá a possibilidade de nos aprofundarmos no problema utilizando esse questionamento quantas vezes forem necessárias:
Exemplo: A filial não bateu as metas POR QUE o vendedor Fulano não atingiu sua meta pessoal, POR QUE não bateu sua meta diária, POR QUE não vendeu poucos produtos desta categoria, POR QUE não soube explorar os benefícios que o produto X apresenta, POR QUE não tem ciência deles.
E para finalizar achamos a possível solução para a raiz do problema:
Exemplo: O vendedor Fulano não conhece os benefícios do produto X e como solução deveremos realizar um treinamento de vendas focado na venda dele.
O método também chamado de “Espinha de Peixe” está explicado em detalhes aqui.
A sigla significa Método de Análise e Solução de Problemas, de acordo com a APREPRO sua origem vem do ciclo PDCA “usando como base o ciclo PDCA a JUSE(Japanese Union of Scientists and Engineers) criou o QC-Story” – MASP – “dividido em 8 fases que foram traduzidas por Campos (2004) conforme segue abaixo:
a) Identificação do problema: Consiste na definição clara do problema e da sua importância.
b) Observação: O problema deve ser observado de forma sistêmica, coletando-se todas as
informações relevantes para a sua solução;
c) Análise: Consiste em descobrir as causas fundamentais do problema;
d) Plano de Ação: Desenvolver um plano, ou procedimento que possibilite a solução do problema;
e) Ação: Deve-se aplicar o plano de ação, assim, bloquear as causas raízes do problema;
f) Verificação: O plano de ação resolveu o problema?
g) Padronização: Adotar como padrão o procedimento elaborado no plano de ação;
h) Conclusão: Avaliar a aplicação do método para este problema, fortalecendo as lições aprendidas.
FCA
Basicamente, identificamos o fato ocorrido, ou seja, qual o problema em questão:
Exemplo: Filial não bateu a meta de vendas.
Logo após, identificamos a possível causa deste problema ou o porquê:
Exemplo: A filial não bateu as metas por que o vendedor Fulano não atingiu sua meta pessoal).
A partir disso, usamos outra técnica o famoso “why-why” ou, em português o “porque-porque”, que dá a possibilidade de nos aprofundarmos no problema utilizando esse questionamento quantas vezes forem necessárias:
Exemplo: A filial não bateu as metas POR QUE o vendedor Fulano não atingiu sua meta pessoal, POR QUE não bateu sua meta diária, POR QUE não vendeu poucos produtos desta categoria, POR QUE não soube explorar os benefícios que o produto X apresenta, POR QUE não tem ciência deles.
E para finalizar achamos a possível solução para a raiz do problema:
Exemplo: O vendedor Fulano não conhece os benefícios do produto X e como solução deveremos realizar um treinamento de vendas focado na venda dele.
Diagrama de Ischkawa
fonte: Portal Administração.
O método também chamado de “Espinha de Peixe” está explicado em detalhes aqui.
MASP
fonte: Unip
A sigla significa Método de Análise e Solução de Problemas, de acordo com a APREPRO sua origem vem do ciclo PDCA “usando como base o ciclo PDCA a JUSE(Japanese Union of Scientists and Engineers) criou o QC-Story” – MASP – “dividido em 8 fases que foram traduzidas por Campos (2004) conforme segue abaixo:
a) Identificação do problema: Consiste na definição clara do problema e da sua importância.
b) Observação: O problema deve ser observado de forma sistêmica, coletando-se todas as
informações relevantes para a sua solução;
c) Análise: Consiste em descobrir as causas fundamentais do problema;
d) Plano de Ação: Desenvolver um plano, ou procedimento que possibilite a solução do problema;
e) Ação: Deve-se aplicar o plano de ação, assim, bloquear as causas raízes do problema;
f) Verificação: O plano de ação resolveu o problema?
g) Padronização: Adotar como padrão o procedimento elaborado no plano de ação;
h) Conclusão: Avaliar a aplicação do método para este problema, fortalecendo as lições aprendidas.
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