5 DICAS - Começar um novo negócio em 2017
Comunidade Catolica Fidelidade
Vocês sabiam que 2017 é um ano 10?
Pode ser que esteja se perguntando como um autor pode dizer que 2017 é um ano 10 se estamos numa das piores crises econômicas de todos os tempos. Bem... primeiramente, gostaria de frisar que de acordo com economistas, o Brasil começa a sair da crise a partir do segundo semestre deste ano. Isso é uma boa notícia, mas o fator principal que me ajuda a responder à pergunta é uma simples lógica matemática: 2 + 0 + 1 + 7 = 10.
Com isso preparei 5 dicas para começar 2017 da melhor forma possível.
Dica 1: Planejamento.
Vida Organizada
Antes de colocar dinheiro no negócio é necessário um planejamento prévio. Veja dois métodos que te auxiliaram a colocar as ideias no papel: CANVAS (aqui) e Plano de Negócios (conheça). Quando planejamos a abertura diminuímos significativamente as chances do negócio dar errado, e nos ajuda a identificar “gargalos” antes mesmo deles se tornarem ameaças. Conseguiremos identificar o valor do investimento no negócio, quais as ameaças do mercado, qual é o perfil do consumidor principal e muito mais.
Dica 2: Identifique falhas dos concorrentes.
Colégio Elite
Muitas empresas alcançaram sucesso preenchendo lacunas no mercado, de alguma forma eles identificaram demandas não atendidas ou falha nas soluções ofertadas no mercado (entenda mais). Temos como exemplo da Netflix que ofereceu um canal de streaming bem estruturado e focados em entretenimento, como: filmes, seriados e documentários. A Smartfit que ganhou mercado ofertando planos de musculação com baixo e equipamentos de ponta, ainda mais que a localização de suas academias se localizam em grandes shoppings e acabou por se tornar uma das maiores academias da América Latina. Veja o vídeo:
Todos esses exemplos tinham concorrência, mas “fizeram diferente”, ou seja, ofertaram produtos e serviços mais adequados as necessidades daqueles consumidores.
Não precisamos ir muito além, se em nosso bairro temos dificuldade de acharmos empresas que fazem doces de aniversário, ou se o pet shop da região não oferece o serviço de taxi-dog, temos assim necessidades a serem atendidas. Lembrando que para buscar essas OPORTUNIDADES a melhor forma é fazer uma pesquisa de mercado (aqui).
Dica 3: Fortaleça seu comportamento empreendedor.
Ambra College
Muitos falam que existem pessoas que nasceram para mandar e outros que nasceram para serem mandados. Isso é verdade?
Não. Existem pessoas que nascem com habilidades empreendedoras, mas também existem formas de desenvolve-las. Procure centros de capacitação e desenvolvimento das características empreendedoras. Um dos cursos referência é o Empretec oferecido pelo Sebrae que trabalha 10 principais características:
“1. Busca de Oportunidades e Iniciativa
Desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas:
· Age com proatividade, antecipando-se as situações.
· Busca a possibilidade de expandir seus negócios.
· Aproveita oportunidades incomuns para progredir.
2. Persistência
Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:
· Não desiste diante de obstáculos.
· Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos.
· Esforça-se além da média para atingir seus objetivos.
3. Correr Riscos Calculados
Envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica:
· Procura e avalia alternativas para tomar decisões:
· Busca reduzir as chances de erro.
· Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
4. Exigência de Qualidade e Eficiência
Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica:
· Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos
· Satisfaz e excede as expectativas dos clientes
· Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade
5. Comprometimento
Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:
· Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso.
· Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados.
· Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.
6. Busca de Informações
Característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. O empreendedor:
· Envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado.
· Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços.
· Busca a orientação de especialistas para decidir
7. Estabelecimento de Metas
Compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. Assim, o empreendedor:
· Persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo.
· Tem clara visão de longo prazo.
· Cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado
8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos
Desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada:
· Enfrenta grandes desafios, agindo por etapas.
· Adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado.
· Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.
9. Persuasão e Rede de Contatos.
Engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. Dessa forma, o empreendedor:
· Cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos.
· Obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos.
· Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais
10. Independência e Autoconfiança
Desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:
· Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros.
· É otimista e determinado, mesmo diante da oposição.
· Transmite confiança na sua própria capacidade.”
Dica 4: Escute seu consumidor.
Frenet
Utilizando a metodologia da Startup Enxuta (aqui) devemos criar ou oferecer ao mercado aquilo que ele enxergue valor, se modificamos ou reestruturamos determinado algum bem que comercializamos sem que eles vejam benefício nessas melhorias não terá valido a pena.
As pessoas em geral já possuem paradigmas na cabeça, já tem uma opinião pré-estabelecida e muitas vezes pecam pelo “achismo”. Eu acho que o consumidor gosta disto, ou que prefere aquilo, tudo isso acaba nos cegando e a melhor forma de identificar o que o consumidor vê como valor é pergunto a ele através de entrevistas ou pesquisas de opinião.
Dica 5: Aceite contribuições
The Pescador
“Ninguém vai a lugar nenhum sozinho” – já devem ter ouvido esse jargão e ele é a mais pura verdade. Mas devemos distinguir nosso núcleo de amizade para que seja mais efetivo essa dica.
Pessoas negativas existem aos milhões no mundo, mas elas não devem te abalar. Vocês conhecem alguém que parece ter uma nuvem preta em cima da cabeça de tanto pensamento negativo? Com certeza sim, mas quem se deixa afetar somos nós mesmos. Acredite em seu negócio e persista, não devemos abrir mão de um sonho quando aparecerem os primeiros obstáculos, tenha certeza que no mundo dos negócios sempre existirão desafios e que a sua força de vontade fará diferença.
Já as pessoas bem-intencionadas poderão contribuir bastante para seu sucesso, não tem problema receber essa “ajudinha”. E para ser franco todas as empresas crescem dessa forma, seja através de recursos financeiros, redes de relacionamento, transferência de know-how e muito mais.
Essas foram algumas dicas para iluminar sua caminhada rumo ao empreendedorismo.
Baseado nisso posso afirmar: Transforme 2017 no ano da virada. O momento é agora!!!
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