Planejamento Estratégico - 5 passos



          É uma das atividades mais “nobres” da organização, ele tem como principal função estabelecer um plano de ação para atingir as metas futuras.

          O Sebrae relata que: “Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros”.

           A instituição complementa que o Planejamento Estratégico (P.E.) se orienta através de três questões básicas:

           · “Onde estamos? ” – Em que posição estamos no mercado, qual a nossa situação, qual a importância de nosso negócio.

           · “Para onde queremos ir?” – Onde nos enxergamos no futuro e qual posição queremos alcançar.

           · “Como chegar lá?” – Qual o plano de ação para atingirmos o resultado.


           COMO FAZER?

           1. Realize um diagnóstico empresarial.

           Verifique o macro e o microambiente de seu negócio, essa atividade visa analisar os pontos fortes e fracos de sua empresa frente a concorrência e também elencar possíveis oportunidades e ameaças que o mercado possui através da analise SWOT (aqui).

           2. Diretrizes 

           As premissas básicas do planejamento estratégico buscam definir os pilares da existência da empresa, basicamente existem 3 grandes definições que devemos fazer sobre a empresa: a missão, a visão e os valores. 


MISSÃO

Para que serve a empresa? Qual seria o propósito?

VISÃO

Qual o objetivo? Qual a grande meta? - a longo prazo.

VALORES

Comportamento e atitudes dos colaboradores da empresa, assim como os princípios éticos.


           Veja o vídeo abaixo de um consultor especialista no assunto.



          3. Formulação de estratégias

         Para formular as estratégias utilizaremos a metodologia 5w2h (veja).
         Também é importante que utilize os princípios SMART (aqui).


         4. Implementação

        É a fase de "mãos a obra". Após o plano formulado, teremos que dar inicio nas atividades, monitorar a evolução de cada ação proposta e cobrar os responsáveis para iniciar suas atividades.

        5. Controle

        É a fase do gerenciamento, a melhor forma de monitorar o andamento do planejamento estratégico é definindo indicadores numéricos, como por exemplo: valores, percentuais e números. 
        Vamos imaginar que no plano de ação identifiquemos o seguinte dado:

        What - Aumentar a carteira de clientes ativos de 100 para 162.
        When - 01/01/2017 a 31/01/2017.

        Nesse caso deveremos controlar o aumento. De 100 para 162 precisamos de 62 clientes novos, ou seja, 62/31 = 2 clientes novos ao dia.

        Baseado nisso posso afirmar: Obtenha a visão do todo, não pense em estratégias de maneira geral, persiga seu objetivo. Com base no seu planejamento monitore os resultados.





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