Valuation 1 - Quanto vale minha empresa?
Fonte: Exame.
Quanto vale minha empresa?
Uma grande dificuldade dos empresários é quantificar o valor que sua empresa pode ser negociada, existem várias formulas magicas que algumas pessoas praticam. Exemplo: multiplique o estoque por 5, ou multiplique o faturamento do melhor mês por 2, ou multiplique a média do faturamento por 3 ou 4, e por aí vai...
Qual seria o melhor método?
Como não somos mágicos e nem ilusionistas, vamos analisar tudo aquilo que possuímos de informação para mensurar o valor do negócio.
1 - Primeiramente, vamos separar os bens tangíveis da empresa: estoque, equipamentos, maquinas, bens de consumo, móveis, utensílios, descartes (se possuírem valor), carros, imóveis, etc.
2 - Depois, some todas as obrigações da empresa: contas a pagar, dívidas com fornecedores, passivos trabalhistas, impostos a pagar, pendencias em geral.
3 - Agora, veja a diferença entre Ativos e Passivos, subtraia do valor que você possui de bens tangíveis pelas suas obrigações. Exemplo: Uma empresa possui o valor de R$ 20.000,00 em bens tangíveis e conta, também, com R$ 5.000,00 de obrigações a pagar > 10.000 – 5.000 = R$ 15.000,00.
4 - Agora analise o resultado da empresa.Temos que analisar a expectativa de lucro da empresa para isso oriento que você veja nosso artigo sobre visibilidade financeira (ver post). Exemplo: Se a empresa der 5.000,00 de lucro mensalmente em 2 anos ela poderá pagar um investimento de R$ 120.000,00 (12 x 5.000).
A partir disso podemos calcular o tempo de retorno do investimento (payback).
5 - Por fim, temos que avaliar o mercado e ver quanto vale empreendimentos do mesmo porte. Esse fator é nivelador, não adianta você ter uma empresa lucrativa, com bens de alto valor e não ter um preço competitivo. Essas informações você encontra em jornais, sites de negociação, etc.
Obs.: A carteira de cliente, a imagem de sua empresa, a fanpage (aqui), e o potencial de crescimento são argumentos para que você elevar o valor de seu negócio.
Conforme o Sebrae "ALGUNS PONTOS DEVEM SER CONSIDERADOS ANTES DE ENCONTRAR UM COMPRADOR:
1. Mantenha um clima organizacional harmonioso com seus empregados por meio do sigilo. Fornecedores e clientes não devem saber de suas intenções. (Existem empresas especializadas em realizar transações comerciais sigilosas - autor)
2. Organize os dados e as informações do negócio, principalmente em relação a aspectos financeiros, vendas, documentações das exigências legais fiscais, trabalhistas, contratuais, dentre outras, para cumprir o que prometeu de forma objetiva e transparente.
3. Busque informações dos possíveis compradores para verificar a sua capacidade de pagamento.
4. Tente manter uma distância emocional do negócio. É necessário que aja com a razão, evitando que as emoções predominem durante a negociação.
5. Prepare-se para negociar, seguindo alguns passos básicos, que têm início a partir da receptividade dos possíveis compradores, na demonstração da empresa, na demonstração dos custos e benefícios, na apresentação do seu preço. A negociação começará a partir desses primeiros passos.
É importante ressaltar que os empreendedores brasileiros começam a mudar de mentalidade ao visualizar que a venda de sua organização pode ser uma oportunidade de crescimento, e não uma simples confirmação de sua falência."
A empresa Valore Brasil também da orientações sobre a venda de uma empresa em um vídeo curto e dinâmico:
Baseado nisso posso afirmar: Avalie seu negócio e encare uma mudança de ramos ou uma venda de sua empresa como uma oportunidade.
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