Formule preço de venda em 5 passos.
Blog Beco com saída
   ¿Hablas español? 
(desculpe o idioma do vídeo, mas foi o único que achei)
        Veja o trecho do filme abaixo e veja como o preço pode ser
influenciado.
     Podemos perceber algumas coisas nessa passagem do filme Transformers:         -       Empresário não tinha controle de estoque.
     -     
O comerciante tem habilidade de lidar com aquilo
que é novo.
     -     
Muitas vezes uma venda a preço baixo pode
compensar mais que manter o produto em estoque...rs
      E você como formula seu preço? Qual a melhor forma? 
      De acordo com o Sebrae “O preço de venda ideal é competitivo
e, em função do total de vendas, cobre custos, despesas e gera lucro.” Isso será premissa básica para nossos exercícios a seguir.
      Contudo devemos entender algumas definições antes de
colocarmos a “mão na massa”:
      Custo Unitário 
      É o custo do
produto, propriamente dito, em caso do comércio será o valor pago ao seu
fornecedor por determinada mercadora, se for indústria será o valor dos
recursos emprenhados para fabricar algo, tais como: matéria-prima, energia,
serviços terceirizados, etc.
     Despesas Variáveis (C.V)
     São as despesas
relacionadas a venda do produto. Exemplo: cartões, frete, impostos, comissão
sobre vendas.
     Despesas Fixas (D.F)
     Independem das
vendas, ou seja, a empresa terá que pagar mesmo se não vender nenhum produto.
Exemplo: Aluguel, telefone, seguros, condomínio, salários, etc.
     Lucro líquido 
     É a última linha da conta,
o valor remanescente após a subtração do preço de venda pelo custo unitário, despesas fixas e variáveis.
     OK. ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM ATÉ AQUI.
     Já ouviram algum
comerciante falar que o preço que ele vendia era só multiplicar o preço que ele
pagava por 2,50 ou por 3? Baléla! Então, isso não pode ser encarado como verdade por
que ele não leva em consideração todos os custos e despesas da empresa, apenas, possui uma regra que ele mesmo inventou ou que copiou de alguém. Falo
isso por que essa situação é muito comum no varejo.
     O que devo levar em consideração para formular preço de
venda?
     Vamos pensar em 2 variáveis:
o micro e macro ambiente
    O microambiente é
tudo aquilo que diz respeito ao ambiente interno, que está no “poder” do proprietário
para realizar negociação, como o aluguel do imóvel, despesas com seguro,
conta de telefonia, contratação de contador, etc. Tudo isso pode ser
negociado e ajustado. 
*** Considere que nesse quesito o lucro bruto dos produtos vendidos devem pagar todos esses custos e despesas (internos).
*** Considere que nesse quesito o lucro bruto dos produtos vendidos devem pagar todos esses custos e despesas (internos).
    Já o macro ambiente está
relacionado com o mercado, fornecedores, concorrentes e outras variáveis que o empresário não
pode controlar. Você acha que poderia impor ao seu fornecedor que ele abaixe o
preço? Não, logo, estaria vendendo a outra pessoa para compensar aquilo que você
não comprou. Ou você poderia pedir a seu concorrente para aumentar o preço dele e se
tornar menos competitivo? Acredito que ele riria de ti, sem contar que isso é
considerado cartel – prática ilegal no mercado. 
*** Nessa variável considere que seu preço deve ser competitivo e a compra do produto ou matéria-prima deve ser negociada.
*** Nessa variável considere que seu preço deve ser competitivo e a compra do produto ou matéria-prima deve ser negociada.
VAMOS PARTIR PARA A
PRÁTICA AGORA.
Primeiro passo
    Calcule a média de
sua despesa fixa no ano com relação a seu faturamento.
Segundo passo
   Identifique a média
do faturamento do ano – da mesma forma que o exemplo acima. Para fins didáticos, nesse exemplo, vamos considerar como valor médio de faturamento  R$ 20.000,00.
Terceiro passo
   Ache a razão entre
eles e multiplique por 100 para obter o percentual:
Quarto passo
   Some todos os percentuais
das despesas variáveis: 
Quinto passo
    Use a formula abaixo
lembrando que para calcular o valor da despesa fixa e variável você deve
considerar os percentuais definidos anteriormente (em verde).  
    Com isso é possível ver
se sua empresa teve lucro ou prejuízo em determinada transação. Quanto maior for o percentual de lucro líquido, melhor será a lucratividade da operação.
Continua com dúvida? Envie um e-mail: 
 damaziotiago@yahoo.com.br 
     Baseado nisso posso afirmar: Conheça seus custos e despesas, faça cálculos e certifique-se que não está levando prejuízo em suas vendas.





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