Formule preço de venda em 5 passos.


              

Blog Beco com saída


        Primeiramente, já vou avisando que utilizar o preço para vender mais pode ser uma grande armadilha, lembre-se: “não a nada no mundo que alguém não possa fazer mais barato e pior”. Mais da metade das microS e pequenas empresas não sabem formular preços e podem estar levando prejuízo na hora de comercializar determinado produto sem saber. Entender a dinâmica da formulação do preço é objetivo de nosso post.

   ¿Hablas español? 
(desculpe o idioma do vídeo, mas foi o único que achei)
        Veja o trecho do filme abaixo e veja como o preço pode ser influenciado.



     Podemos perceber algumas coisas nessa passagem do filme Transformers:         -       Empresário não tinha controle de estoque.
     -      O comerciante tem habilidade de lidar com aquilo que é novo.
     -      Muitas vezes uma venda a preço baixo pode compensar mais que manter o produto em estoque...rs

      E você como formula seu preço? Qual a melhor forma? 

      De acordo com o Sebrae “O preço de venda ideal é competitivo e, em função do total de vendas, cobre custos, despesas e gera lucro.” Isso será premissa básica para nossos exercícios a seguir.

      Contudo devemos entender algumas definições antes de colocarmos a “mão na massa”:

      Custo Unitário 

      É o custo do produto, propriamente dito, em caso do comércio será o valor pago ao seu fornecedor por determinada mercadora, se for indústria será o valor dos recursos emprenhados para fabricar algo, tais como: matéria-prima, energia, serviços terceirizados, etc.

     Despesas Variáveis (C.V)
     
     São as despesas relacionadas a venda do produto. Exemplo: cartões, frete, impostos, comissão sobre vendas.

     Despesas Fixas (D.F)
    
     Independem das vendas, ou seja, a empresa terá que pagar mesmo se não vender nenhum produto. Exemplo: Aluguel, telefone, seguros, condomínio, salários, etc.

     Lucro líquido 

     É a última linha da conta, o valor remanescente após a subtração do preço de venda pelo custo unitário, despesas fixas e variáveis.

     OK. ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM ATÉ AQUI.

     Já ouviram algum comerciante falar que o preço que ele vendia era só multiplicar o preço que ele pagava por 2,50 ou por 3? Baléla! Então, isso não pode ser encarado como verdade por que ele não leva em consideração todos os custos e despesas da empresa, apenas, possui uma regra que ele mesmo inventou ou que copiou de alguém. Falo isso por que essa situação é muito comum no varejo.

     O que devo levar em consideração para formular preço de venda?

     Vamos pensar em 2 variáveis: o micro e macro ambiente

    O microambiente é tudo aquilo que diz respeito ao ambiente interno, que está no “poder” do proprietário para realizar negociação, como o aluguel do imóvel, despesas com seguro, conta de telefonia, contratação de contador, etc. Tudo isso pode ser negociado e ajustado. 
*** Considere que nesse quesito o lucro bruto dos produtos vendidos devem pagar todos esses custos e despesas (internos).

    Já o macro ambiente está relacionado com o mercado, fornecedores, concorrentes e outras variáveis que o empresário não pode controlar. Você acha que poderia impor ao seu fornecedor que ele abaixe o preço? Não, logo, estaria vendendo a outra pessoa para compensar aquilo que você não comprou. Ou você poderia pedir a seu concorrente para aumentar o preço dele e se tornar menos competitivo? Acredito que ele riria de ti, sem contar que isso é considerado cartel – prática ilegal no mercado. 
*** Nessa variável considere que seu preço deve ser competitivo e a compra do produto ou matéria-prima deve ser negociada.

VAMOS PARTIR PARA A PRÁTICA AGORA.

Primeiro passo

    Calcule a média de sua despesa fixa no ano com relação a seu faturamento.



Segundo passo


   Identifique a média do faturamento do ano – da mesma forma que o exemplo acima. Para fins didáticos, nesse exemplo, vamos considerar como valor médio de faturamento  R$ 20.000,00.

Terceiro passo

   Ache a razão entre eles e multiplique por 100 para obter o percentual:



Quarto passo

   Some todos os percentuais das despesas variáveis:



Quinto passo

    Use a formula abaixo lembrando que para calcular o valor da despesa fixa e variável você deve considerar os percentuais definidos anteriormente (em verde).  





    Com isso é possível ver se sua empresa teve lucro ou prejuízo em determinada transação. Quanto maior for o percentual de lucro líquido, melhor será a lucratividade da operação.


Continua com dúvida? Envie um e-mail: 

 damaziotiago@yahoo.com.br 

     Baseado nisso posso afirmar: Conheça seus custos e despesas, faça cálculos e certifique-se que não está levando prejuízo em suas vendas.






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