Formule preço de venda em 5 passos.
Blog Beco com saída
¿Hablas español?
(desculpe o idioma do vídeo, mas foi o único que achei)
Veja o trecho do filme abaixo e veja como o preço pode ser
influenciado.
Podemos perceber algumas coisas nessa passagem do filme Transformers: - Empresário não tinha controle de estoque.
-
O comerciante tem habilidade de lidar com aquilo
que é novo.
-
Muitas vezes uma venda a preço baixo pode
compensar mais que manter o produto em estoque...rs
E você como formula seu preço? Qual a melhor forma?
De acordo com o Sebrae “O preço de venda ideal é competitivo
e, em função do total de vendas, cobre custos, despesas e gera lucro.” Isso será premissa básica para nossos exercícios a seguir.
Contudo devemos entender algumas definições antes de
colocarmos a “mão na massa”:
Custo Unitário
É o custo do
produto, propriamente dito, em caso do comércio será o valor pago ao seu
fornecedor por determinada mercadora, se for indústria será o valor dos
recursos emprenhados para fabricar algo, tais como: matéria-prima, energia,
serviços terceirizados, etc.
Despesas Variáveis (C.V)
São as despesas
relacionadas a venda do produto. Exemplo: cartões, frete, impostos, comissão
sobre vendas.
Despesas Fixas (D.F)
Independem das
vendas, ou seja, a empresa terá que pagar mesmo se não vender nenhum produto.
Exemplo: Aluguel, telefone, seguros, condomínio, salários, etc.
Lucro líquido
É a última linha da conta,
o valor remanescente após a subtração do preço de venda pelo custo unitário, despesas fixas e variáveis.
OK. ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM ATÉ AQUI.
Já ouviram algum
comerciante falar que o preço que ele vendia era só multiplicar o preço que ele
pagava por 2,50 ou por 3? Baléla! Então, isso não pode ser encarado como verdade por
que ele não leva em consideração todos os custos e despesas da empresa, apenas, possui uma regra que ele mesmo inventou ou que copiou de alguém. Falo
isso por que essa situação é muito comum no varejo.
O que devo levar em consideração para formular preço de
venda?
Vamos pensar em 2 variáveis:
o micro e macro ambiente
O microambiente é
tudo aquilo que diz respeito ao ambiente interno, que está no “poder” do proprietário
para realizar negociação, como o aluguel do imóvel, despesas com seguro,
conta de telefonia, contratação de contador, etc. Tudo isso pode ser
negociado e ajustado.
*** Considere que nesse quesito o lucro bruto dos produtos vendidos devem pagar todos esses custos e despesas (internos).
*** Considere que nesse quesito o lucro bruto dos produtos vendidos devem pagar todos esses custos e despesas (internos).
Já o macro ambiente está
relacionado com o mercado, fornecedores, concorrentes e outras variáveis que o empresário não
pode controlar. Você acha que poderia impor ao seu fornecedor que ele abaixe o
preço? Não, logo, estaria vendendo a outra pessoa para compensar aquilo que você
não comprou. Ou você poderia pedir a seu concorrente para aumentar o preço dele e se
tornar menos competitivo? Acredito que ele riria de ti, sem contar que isso é
considerado cartel – prática ilegal no mercado.
*** Nessa variável considere que seu preço deve ser competitivo e a compra do produto ou matéria-prima deve ser negociada.
*** Nessa variável considere que seu preço deve ser competitivo e a compra do produto ou matéria-prima deve ser negociada.
VAMOS PARTIR PARA A
PRÁTICA AGORA.
Primeiro passo
Calcule a média de
sua despesa fixa no ano com relação a seu faturamento.
Segundo passo
Identifique a média
do faturamento do ano – da mesma forma que o exemplo acima. Para fins didáticos, nesse exemplo, vamos considerar como valor médio de faturamento R$ 20.000,00.
Terceiro passo
Ache a razão entre
eles e multiplique por 100 para obter o percentual:
Quarto passo
Some todos os percentuais
das despesas variáveis:
Quinto passo
Use a formula abaixo
lembrando que para calcular o valor da despesa fixa e variável você deve
considerar os percentuais definidos anteriormente (em verde).
Com isso é possível ver
se sua empresa teve lucro ou prejuízo em determinada transação. Quanto maior for o percentual de lucro líquido, melhor será a lucratividade da operação.
Continua com dúvida? Envie um e-mail:
damaziotiago@yahoo.com.br
Baseado nisso posso afirmar: Conheça seus custos e despesas, faça cálculos e certifique-se que não está levando prejuízo em suas vendas.
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