Por que devemos vendas pelo celular?
Fonte: Marketplace.br.cnova.com
Desse número de celulares 154 milhões são smartphones (FGV), ou seja, possuem acesso à internet. Agora imagine: se considerarmos que cada telefone inteligente possui 1 usuário, cerca de 77% da população utiliza a plataforma mobile – É um mercado enorme, não é?
Considere também que mesmo com a crise 17,6 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra no primeiro semestre de 2015.
“COM CRESCIMENTO DE 3% NO VOLUME DE PEDIDOS, EM 2015, O E-COMMERCE BRASILEIRO MOVIMENTOU R$ 41,3 BILHÕES, VALOR QUE REPRESENTA UM AUMENTO NOMINAL DE 15,3%, SE COMPARADO AO REGISTRADO EM 2014” E-BIT.
Já no PDV os usuários utilizam o aparelho como suporte para compras, tirando fotos dos produtos, comparando preços, buscando informações sobre o produto ou sobre a loja. Veja no quadro seguinte:
A maior parte dos usuários são da região Sul/Sudeste.
O compradores em média possuem mais de 40 anos de acordo com a E-bit, Ana Tex diz que a idade média dos usuários é de 28 anos.
Smartphone x Tablet.
Tiago Lucci - Diretor Criativo da SapientNitro Brazil – diz : “Para se ter uma ideia do crescimento da importância do mobile no mercado brasileiro nos últimos abis, vale atentar para os números de um estudo realizado pelo eMarketer no segundo semestre de 2015. Segundo o levantamento, houve um crescimento estimado em 120% dos investimentos em publicidade para dispositivos móveis no Brasil no ano passado, com uma cifra que ultrapassou a casa dos US$ 500 milhões.”
“(...)maior fatia das buscas na maior plataforma de pesquisas do mundo, o Google, ultrapassando o desktop e atingindo a marca de 1,4 bilhões de usuários no final do ano passado.”
E a expansão deste segmento já é encarada como certa.
Dicas Mercado Mobile
VIDEOS
De acordo com a Adnews as pessoas conseguem captar uma informação em cerca de 0,25 segundos de visualização do conteúdo. Mas são os vídeos que possuem maior acesso e maior nível de engajamento (prendem mais atenção dos usuários), também sabemos que 42% assistem esses conteúdos pelo celular. Esse número pode aumentar cerca de 12% quando tem a presença de legenda. O Facebook Impulsiona essa tendência disponibilizando todos os seus vídeos em Autoplay, o qual inicia os vídeos mesmo sem a solicitação do usuário – basta parar a barra de rolagem.
PLATAFORMAS RESPONSIVAS
Consiste em um mecanismo que se adapta a diferentes aparelhos na hora da navegação na internet, proporciona um acesso mais agradável ao usuário. Podemos acessar a internet pelo computador, tablet, smartphone, televisão e outros, por isso temos que ter cuidado para que a visualização desse conteúdo seja adaptada a cada tipo de suporte automaticamente, ou seja, a experiência que o consumidor terá com seu conteúdo postado deverá ser a mesma independentemente da plataforma.
Imagem:Dawilp
Esse aplicativo veio para ficar, líder no segmento – o WhatsApp - proporciona ao usuário a possibilidade de realizar conversas individuais ou em grupo, compartilhar imagens e vídeos. Nele não é possível realizar pagamentos ou recebimentos, mas te possibilita interagir diretamente com o consumidor e persuadi-lo para comprar seu produto. Ele possui 900 milhões de pessoas trocando mensagens todos os meses (Tecmundo). Basta olhar ao seu redor!!!
Oito em cada dez vídeos na internet são descobertos no Facebook (Adnews), essa rede social (proprietária do WhatsApp) possui números surpreendentes. O interessante desta plataforma é que você consegue veicular notícias para quem, de fato, quer consumir seu produto, as pessoas curtem sua página quando possuem algum tipo de afinidade com ela. Hoje em dia, as empresas tem preferido lançar campanhas diretamente no “Face” por causa desta características, como exemplo do veículo Hyundai HB20x e a Coca Cola.
O proprietário da empresa - Zuckerberg - anunciou que possui 1.55 bilhão de usuários mensais ativos e mais de 1 bilhão de pessoas que visitam e usam o "Face" fielmente ao menos uma vez por dia. O site cresceu 17% em número de usuários ativos todos os dias.
INSTAGRAN
Também comprado pelo Face, ele é uma plataforma que permite o compartilhamento de fotos e videos, possui 400 milhões de usuários e 80 milhões de fotos postadas diariamente. O grande diferencial dele é a visualização de fotos com diferentes filtros e maneiras de postar. Veja o video de Ana Tex:
SEJA RÁPIDO
Considerando o atual hábito dos consumidores (ver post) de serem extremamente impacientes, o responsável pela comunicação mobile da empresa deve responder prontamente todo comentário, mesmo que seja de forma superficial ou solicitando um momento para que esclareça qualquer dúvida. A disponibilidade da pessoa que comanda o smartphone é um diferencial nesse quesito, por que mesmo que você receba uma mensagem na madruga o consumidor esperará uma resposta.
INTERLIGAR CONTEÚDOS
Use e abuse das mídias, veicule em suas campanhas os diversos canais de comunicação de sua empresa, seja por WhatsApp, Facebook, Linkedin, Instagran, televisão, rádio ou no próprio Ponto de Venda (PDV). Interaja estimulando a utilização de canais diversos, por exemplo: curtições no Facebook e orçamentos no WhatsApp proporcionando brindes ou bonificações em uma campanha veículada numa revista local. Essa estratégia tem sido utilizado constantemente no Marketing InBound (veja)
ESTEJA PRESENTE
Se você tiver contas em qualquer rede social, deverá mantê-las atualizadas e fazer constantes publicações. Saiba que seu endereço eletrônico deve ter o mesmo cuidado que seu endereço físico, imagine se passassem na frente de seu PDV e o vissem abandonado, não daria uma má impressão?
PAGAMENTO PELO CELULAR
Inúmeras empresas estão disponibilizando serviços para que você consiga fazer seus recebimentos diretamente pelo Smartphone, possibilitando que o consumidor tenha maior comodidade e possa pagar seus produtos na mesma hora, também auxilia no momento de uma venda por impulso.
Fonte: Adnews e Tecmundo.
Baseado nisso posso afirmar: Utilize o celular como uma arma boa para sua empresa.
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