2 de 2 - Tendências de Mercado 2016 - Desafio Mauro Segura




Continuando o post passado.......... (aqui)


Impressoras 3D

        Imagine conhecer o rosto de seu bebê antes mesmo dele nascer, através de ultrassom específico uma impressora 3D pode criar uma escultura fidedigna as aparências dele durante a gestação, é isso que a empresa norte americana 3D Babies faz. Veja a foto abaixo:


Fonte: 3D Babies

. Esse tipo de impressora foi criada para suprir a necessidade que as pessoas tem de tocar e sentir as coisas para diminuir a ansiedade de algo que está por vir ou antes de adiquirir algum produto.
        Não é de hoje que grandes construtoras utilizam maquetes para melhor representar seus projetos, através delas o possível consumidor pode vislumbrar a chance de sentir o produto antes mesmo que ele exista, com a utilização deste equipamento esse trabalho deixa de ser artesanal para se tornar automatizado, diminuindo assim as falhas humanas no processo de criação.
        A customização pegou carona nessas impressoras para propor mudanças na estrutura de veículos, auxiliar na tomada de decisão da construção ou reformas residenciais.

        Veja algumas empresas listadas pela Pequenas Empresas e Grandes Negócios que utilizam essa ferramenta:

        "Blizzident: A empresa faz escova de dente sob medida, com 400 cerdas, e promete uma escovação completa em apenas seis segundos. O processo começa no consultório do dentista, que faz um molde da boca do paciente e o manda para a Blizzident. Em 12 semanas, a escova chega ao paciente por 299 euros. Segundo o fabricante, o produto dura um ano e a troca por um modelo novo sai por 159 euros.

        Sesame Ring: Dois estudantes do MIT, nos EUA, criaram um anel impresso em 3D que pode substituir o bilhete único do ônibus em Boston. A dupla sempre esquecia o cartão em casa e aí veio a ideia de criar algo que pudesse ser “vestido”. O anel é à prova d´água, carregado com dinheiro e basta encostá-lo no leitor para validar a passagem. O levantamento de fundos no Kickstarter ultrapassou a meta em US$ 5 mil.

        Materialise: A empresa belga e a designer de moda Melinda Looi criaram acessórios de moda impressos em 3D. A coleção foi inspirada nos pássaros e surgiram itens para usar na cabeça, bijuterias, sapatos e até uma saia.

        Janne Kyttanen: O designer criou uma coleção de sapatos produzida em impressora 3D. São quatro modelos: Leaf, Macedonia, Facet e Classic. O cliente pode comprar o sapato já impresso ou apenas o arquivo digital.

        Hot Pink: Fundada em Londres em 2011 pelo casal Manu e Pip, a startup faz anéis sob medida para seus clientes.

        Freedom Of Creation: Especializada em design com tecnologia de impressão 3D, a empresa finlandesa foi fundada no ano 2000 e mudou-se para a Holanda em 2006. Entre os produtos oferecidos estão objetos de design, complementos mobiliários, de iluminação, bolsas e bijuterias.

        Makie Lab: Sediada em Londres, essa startup imprime bonecos desenhados pelo próprio cliente. O consumidor pode escolher como será o cabelo, os olhos e as roupas, além de definir a fisionomia do brinquedo.

        Continuum Fashion: A startup, sediada em Nova York (EUA), desenvolveu o primeiro biquíni impresso em 3D. Batizado N12 – por conta do material usado em sua fabricação, o Nylon 12 -, o duas-peças é vendido por US$ 250 no site da empresa.

         Protos Eyewear: A startup americana sediada em São Francisco e fundada em 2011 faz óculos customizados com base em duas fotos enviadas pelo cliente, uma de frente e outra de perfil.

          Zazzy: A startup holandesa Zazzy usa impressoras 3D para oferecer aos consumidores bijuterias exclusivas."


         O site Digicade já fala até de impressoras 4D: "Com essa nova tecnologia, um objeto impresso em impressora 3D poderá, no futuro, poderá montar-se a si mesmo ou mudar de forma quando em contato com alguma mudança ambiental, como temperatura ou umidade. Essa seria a quarta dimensão.                    Imagine um tijolo que só atinge seu tamanho e peso ideal se estiver em contato com a água, no local onde foi colocado. Imagine uma tubulação que pode reparar a si mesmo se sofrerem alguma avaria. Imagine um tênis que se transforma em um tênis de corrida se você começar a correr, ou que cria travas na sola se você começar a andar na grama, ou então se torna à prova d’água se começar a chover. Essa tecnologia ainda é muito nova, mas ela promete levar a impressão 3D para patamares ainda mais elevados!"



Internet das coisas

          Essa tendência considera que todos os suportes irão se comunicar naturalmente, automatizando todas as coisas de sua casa controlando, apenas, por um Smartphone por exemplo. O número de soluções é gigantesco, imagine se a tecnologia te avisassem para levar uma blusa de frio em um dia com mudança brusca de temperatura e se você chegasse em casa e, instantaneamente, seu chuveiro já começasse a esquentar a algo e 30 minutos depois você recebesse sua pizza predileta debitada do seu conta bancária.

         De acordo com a techmundo "A ideia de conectar objetos é discutida desde 1991, quando a conexão TCP/IP e a Internet que conhecemos hoje começou a se popularizar. Bill Joy, cofundador da Sun Microsystems, pensou sobre a conexão de Device para Device (D2D), tipo de ligação que faz parte de um conceito maior, o de “várias webs”. Em 1999, Kevin Ashton do MIT propôs o termo “Internet das Coisas" e dez anos depois escreveu o artigo “A Coisa da Internet das Coisas” para o RFID Journal. De acordo com o especialista, a rede oferecia, na época, 50 Pentabytes de dados acumulados em gravações, registros e reprodução de imagens."

         Segundo Mark Weiser "As tecnologias mais profundas são aquelas de desaparecem. Elas se emaranham no tecido do dia-a-dia da vida até que tornem indistinguíveis. Weiser, ainda, considerava a computação ubíqua como a terceira onda da computação, sendo que a primeira foi a era dos mainframes, onde muitas pessoas utilizavam um mesmo sistema. A segunda onda foi determinada pela introdução e ampla disseminação dos computadores pessoais, onde cada pessoa usava seu próprio computador. Já a terceira onda da computação se caracteriza pela situação onde cada pessoa utiliza muitos computadores, visíveis ou não, disponíveis nos diversos ambientes em que vive (em casa, no trabalho e nos demais lugares de seu convívio).

         Logo, no dia que tudo estiver conectado e fluindo naturalmente, quando não estranharmos mais nenhuma mudança de plataforma (device), estaremos usufluindo desta terceira onda. E, só nos resta saber se estaremos prontos para surfa-la.

         Veja o vídeo reforçando esses argumentos:





WebOS

         Esse item já me leva a fazer propaganda da LG, uma grande empresa que vem inovando constantemente, o sistema foi criado por ela e tem as seguintes características.










É simples

simples
Smart TV LG comWebOS apresenta o BeanBird, um personagem que vai tornar a configuração e a conexão simples e divertida.

É rápido

rapido
WebOS 2.0 da Smart TV LG tem ganho de 60% na performance de acesso a aplicativos e 70% de navegação do laucher.

É interativo

interativo
Navegar entre os conteúdos da Smart TV LGé tão simples como mudar de canal. Basta um clique. Diversidade e facilidade de acesso











É multitarefa

multitarefa
Alterne entre conteúdos domesmo jeito que você já trocade canal. Veja filmes, navegue nainternet e veja o placar do jogode futebol em um simples toque.



        Fato é que até uma criança consegue operar, facilmente, o problema. Reforça a tese de Mark que diz que "As tecnologias mais profundas são aquelas de desaparecem."

Cloud

        Este ano assisti um filme que se passa na temática da famosa história de Rocky Balboa, nessa produção é contada a vida de Creed  que é filho de seu velho amigo Apolo e busca se tornar um boxeador consagrado. No decorrer do filme Creed solicita a Rocky para lhe passar um treino de boxe já que ele é um antigo campeão mundial e ele - após alguma resistência - escreve num papel o solicitado, rapidamente o jovem prodígio tira uma foto das instruções, agradece, e posta na nuvem (Cloud). O legal é ver a reação do Rocky olhando para cima e tentando avistar a, tal, nuvem.
        Este é o conceito, quem imaginaria que chegaríamos a esse patamar, não precisamos mais de disquetes, pendrives, cds, nem de nada, tudo estará na nuvem, e os hardwares podem se tornar obsoletos.

        O site cavas.com.br cita vantagens do Armazenamento em Nuvem:

        1.As empresas precisam pagar apenas para o armazenamento que realmente usar.
        2.Dispensa instalação de dispositivos de armazenamento físico em seu ambiente de TI.
        3.Os custos de localização offshore costumam ser mais baixos.
        4.Tarefas de armazenamento de manutenção, como backup, replicação de dados e compra dispositivos de armazenamento adicionais são transferidas para a responsabilidade de um prestador de serviços.
        5.Permite a organização se concentrar em seu core business.

        Também sinaliza pontos de atenção em relação a eles:

        1. Armazenar dados confidenciais em data centers de terceiros podem solicitar políticas de segurança dos dados armazenados e os dados em trânsito.
        2. O desempenho pode ser menor do que o armazenamento local, dependendo de quanto o cliente está disposto a investir com a banda larga e infraestrutura de rede.
        3. Confiabilidade e disponibilidade depende da infraestrutura do prestador de serviço.
        4. Armazenamento em nuvem oferece aos usuários acesso imediato, a contingência deve ser imediata também, em caso de falhas.



Sistemas cognitivos

         Segundo o site Computer World "Os sistemas cognitivos são o resultado da convergência de avanços significativos em vários ramos da ciência da computação, como hardware (processadores e storage mais poderosos e baratos), processamento de linguagem natural, “machine learning, como redes neurais”, reconhecimento de padrões, etc." Esse avanço permite que nosso sistema fisiológico "converse" com equipamentos de tecnologias avançadas.
         Ele estão relacionadas aos nossos 5 sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar.
         As sensações que percebemos através de cada sentido desencadeiará algum tipo de ação em equipamentos que nos possibilite ter mais conforto, praticidade, agilidade, segurança e que satisfaça mais nossas necessidades.                 
        Veja o que o novo executivo da Ralph Lauren (David Lauren) falando sobre o assunto quando perguntado sobre tendencias dos produtos da empresa tecnologicamente usável.
         - Uma camisa que mede seu batimento cardíaco, sua respiração, se você está saudável… Também criamos uma bolsa com uma luz dentro, que acende quando você abre. Fomos a primeira marca a vender por celular. Também fomos a primeira a ter uma vitrine touch screen. Enfim, a tecnologia é uma maneira de fazer algo que a Ralph Lauren fez tão bem por 50 anos. Os clientes estão ficando entusiasmados.

Uberização

          O Uber é um aplicativo inovador que partiu da necessidade das pessoas se locomoverem e dos negócios que podem ser gerados dela. O Uber buscou um nicho de mercado que antes eram ocupados por taxistas, choffers e até mesmo o transporte público, nessa plataforma o usuário pode escolher, entre inúmeros prestadores de serviço, aquele que melhor satisfaça suas necessidades analisando um ranking postado pelo aplicativo. Essa ideia só foi inovador por possibilitar que pessoas físicas (sem cnpj) se cadastrem como fornecedores.
Isso abalou, consideravelmente, o reinado dos taxistas em geral e os forçou a repensar sobre a maneira que estavam prestando serviço, pelo fato dos motoristas do Uber tratarem muito bem seus clientes para que não fossem mal ranqueados. Com isso vieram diversas manifestações exigindo que eles pagassem impostos que fossem formalizados e que não era uma concorrência justa.
         O termo Uberização vem deste aplicativo, cada vez mais são lançados aplicativos que possibilitam Pessoas Físicas não formalizadas a executarem serviços, considere que em vez de você levar uma roupa na lavanderia, você entrasse em um aplicativos, no qual todas as lavadeiras recebesse uma pontuação e disponibilizassem seus preços e prazo de entrega. Rapidamente, poderia ser acionado uma delas que pegaria sua roupa em casa e a devolveria limpinha.

DESFECHO

           Esse post foi, apenas, uma brincadeira motivada pelo vídeo oficial. Agradeço ao Mauro Segura por estimular me a buscar essas informações para trazer até aqui. E perdão pelo trocadilho, só que esse Marqueteiro aqui ganhou!!!rs

           Baseado nisso posso afirmar: Busque pessoas que te motivem a mudar, se inovar e correr em direção de novas ideias e conceitos. Saia da zona de conforto!!!



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