1 de 2 - Tendências de Mercado 2016 - Desafio Mauro Segura


"A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades." Marxwell Maltz.





Imagem: tepoconsultancy (modificado)

       Alguns videos nos deixam tristes, pensativos, alegres, mas outros nos deixam motivados, nos fazem agir de maneira diferente, nos estimulam a sair da zona do conforto e nos desafiam. E foi exatamente isso que Mauro Segura - Diretor de Marketing da IBM - despertou me em seu post. Veja o vídeo a seguir:



        Através dele vi a oportunidade de explorar alguns assuntos que estão na mídia, porém não temos muitos conhecimentos. Ok. Challenge Accepted. Vamos comentar um pouco mais sobre esses temas:

Assitentes virtuais

       É um mecanismo interativo que oferece ao consumidor um apoio na hora da venda sugerindo melhores compras, auxiliando em trocas, passando maiores informações sobre produtos, além de humanizar o atendimento por meio da internet. 
       - Como eles funcionam?
      O assistente virtual oferece suporte em tempo real para todos os clientes, possibilita a comunicação com a empresa através de chat e aumenta consideravelmente a conversão das vendas, eles visam não deixar ninguém desamparado no momento da compra de um produto, passam uma sensação de segurança e demonstram que a empresa está presente. 

      Um "case" muito conhecido foi a criação da Lu da Magazine Luiza que utilizou uma atendente modelo para facilitar a interface com os consumidores. Apesar da Lu não interagir diretamente com o consumidor, ela está presente em diversos tutoriais falando das especificações e benefícios dos produtos.






Inteligencia artificial

        Carro-chefe de muitos filmes de ficção a Inteligencia Artificial (I.A.) é um mecanismo que permite que equipamentos, robôs e softwares aprendam com seus usuários. A I.A. parte do principio de um aprimoramento constante, tornando o programa mais inteligente progressivamente, sendo que aquilo que é aprendido nunca mais se perde. Um filme referencia deste segmento é o "Exterminador do futuro" que narra a história de uma rebelião das máquinas contra os humanos, que aprenderam tão rapidamente as coisas que tentam nos dominar - tomara que isso não aconteça.
       Traduzindo isso para nossa realidade o sistema de AI pode auxiliar no programa de melhoria constante de uma empresa melhorando a qualidade percebida pelo consumidor, com base em suas preferencias e gostos. Segundo o site Olhar Digital a " Ixia, empresa especializada em inteligência artificial, desenvolveu o InteliChat, uma aplicação que reproduz o comportamento de decisões de um atendente humano. Por meio de chat, SMS ou email, o cliente entra em contato com a empresa e recebe todas as instruções e explicações pelo sistema de inteligência artificial."
       Essa ferramenta pode muito bem substituir um ser humano que executava o mesmo serviço de maneira repetitiva.
       De acordo com depoimento prestado para a revista Exame, Fernando Arbache -doutorado em inteligência de mercado e simulação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro: "as empresas começam a demonstrar interesse pelo uso da inteligência artificial em seleções para uma vaga de emprego, mesmo que ainda em uma quantidade muito pequena. Cada simulador possui características diferentes e o conteúdo pode ser personalizado de acordo com a necessidade do contratante".
       Segundo ele a percepção e a assimilação por parte dos profissionais são maiores e mais fáceis comparados aos treinamentos convencionais.
Arbache diz que os simuladores ajudaram a treinar colaboradores do Ministério Público, do Instituto Militar de Engenharia e do Alto Comando da Marinha do Brasil. Os simuladores foram usados em treinamentos de inteligência de mercado na IBM e durante o redesenho dos processos do setor de projetos de TI da empresa farmacêutica Roche, além de outras companhias.

Com isso a Inteligencia Virtual acabou se tornando base para as novas tecnologias de Realidade Aumentada ou Virtual, Drones, Robótica e muito mais.

Realidade aumentada

        Essa tecnologia - como o próprio nome diz - aumenta nossa experiencia com a realidade, ela proporciona ao consumidor uma maior experiencia com a marca, possibilitando um maior valor ao cliente. Através da Realidade Aumentada (RA) podemos ver informações nutricionais de um produto, receber um feedback de quem já possui ele, ver outras compras que combinariam com aquele produto e muito mais. 
        Ela vai desde o uso de aplicativos de celulares até aparelhos de ultima geração. O programa Vivino é um grande exemplo, você pode tirar foto do rótulo de uma garrafa de vinho e consultar qual é o ranking dele em meio aos usuário, ver comentários sobre o produto e até saber o preço médio praticado pelo mercado daquele produto. Confira o vídeo para ver mais um aplicativo.
        A RA não é utilizada somente para entretenimento ela possui funcionalidades importantes, seja dentro de uma industria para realizar check-up de maquinário, seja para retirar medidas, de maneira prática e ágil, de um construção. O corpo de bombeiros possui um óculos que possibilita ter uma imagem mais nítida em meio a um combate de incêndio, auxiliando na busca de vítimas: 

Fonte: hypeness


Realidade virtual

        Objetiva transferir o usuário para uma realidade totalmente nova e diferente, a realidade virtual (RV) nos transporta para um universo paralelo, no qual tudo pode acontecer. Viabiliza a hipótese de experimentarmos o novo, mesmo que o novo seja impossível. Industrias de entretenimento do mundo inteiro vêm utilizando essa nova ferramenta para criar simuladores de montanha-russa, jogos de tiro, caça a dinossauros, rafting, futebol e muito mais. Veja o vídeo abaixo: 



       Muitas pessoas confundem a realidade virtual com a realidade aumentada, veja a imagem comparativa entre as principais diferenças de cada uma formulada pela empresa Beenoculos:


Drones

       Um produto que já está estabelecido no mercado começa a ganhar novas regras em face de sua produção em massa. O que, inicialmente, era uma brincadeira, hoje é um diferencial para inúmeras empresas.
       O Drone é um equipamento que funciona como uma mini aeronave capaz de captar imagens de maneira dinâmica e instantânea pela sua posição privilegiada. Tanto é que esse equipamento possui até uma profissão específica para manuseá-lo, de acordo com a revista Galileu "Pilotar um drone está longe de ser brincadeira. É uma profissão. Também conhecidos como VANTs (veículos aéreos não tripulados), eles são dotados de sistema de navegação, GPS e caixas-pretas e voam a até 1.000 metros do solo. E mais: para pilotar um drone é preciso ter piloto e também um “copiloto”. “Em cidades, o assistente tem de sempre ficar de olho no céu, à procura de alguma aeronave que possa estar voando mais baixo, para avisar ao piloto”, conta Julio César Uehara Marin, que trabalha na área há 10 anos.
        Esse equipamento já foi utilizado inúmeras vezes em ataques contra o terrorismo, pelo fato de não necessitar de que alguém esteja por perto na hora que as coisas ficarem "feias".


Robótica 

        Segundo a Automative Business "O custo unitário de um robô industrial foi de US$ 48 mil no ano passado, uma diferença pequena para os US$ 44 mil pagos a um funcionário da Foxconn durante dois anos. Os chineses recebem menos que isso na Foxconn (fabricante de iPhones e iPads da Apple), mas o cálculo considera um operário que trabalhasse 24 horas, como um robô. As jornadas de trabalho da China são pesadas, mas ainda não chegam a tanto".             Nesse clima que vou começar a falar desta nova maneira de produzir, se antes um robô era considerado inviável para produção em pequena escala, atualmente temos alternativas que acabam sendo viáveis a médio prazo.
Esse ramo é tão promissor que as escolas de ensino superior nesta área estão cada vez mais lotadas e crianças começam a receber capacitação logo cedo neste segmento, conforme a PEGN uma empresa alocada na Vila Madelena em São paulo explorou muito bem esse nicho: "Junto de mais três amigos — um arquiteto, uma psicóloga e outra administradora — Zsigmond criou o MundoMaker, um espaço 
de aprendizagem que tem como objetivo estimular o potencial criativo das crianças ao mesmo tempo em que elas trabalham em grupo para construir brinquedos utilizando computadores e Materiais recicláveis."
         Rodney Brooks é fundador da Rethink que produz robôs com preços mais acessíveis e capazes de "aprender" movimentos de maneira rápida e prática através de uma interface interativa, ele diz"Os nossos robôs são baratos, facilmente programáveis, e não são fixos nem perigosos”. “Um dia desses nós visitamos uma pequena companhia de produtos plásticos, e o proprietário disse que está usando o nosso robô durante duas horas para fazer uma determinada tarefa, e depois o transferindo de local para executar outro trabalho. Os nossos robôs são programados pelo usuário para executar uma tarefa específica, e quando esta é concluída, eles podem ser programados para fazer outra coisa. E se alguém coloca acidentalmente a mão na frente do robô em movimento, ele para imediatamente”.
         Brooks, ainda, enfatiza que a robótica não eliminará todos os empregos, mas aquele empregos consideráveis ruins para a empresa, que são onerosos e muitas vezes perigosos.

         Veja a seguir o que a robótica pode fazer para as micro e pequenas empresas:
         - Diminuição de acidentes de trabalho.
         - Aumento na produtividade da empresa.
         - Diminuição de custos.
         - Menor tempo de fabricação de produtos.
         - Melhor controle de produção.

Continua....................(aqui)





Comentários