Design, designer e o design thinking

Fonte: Ethos3


O design sofreu alterações de foco ao longo do tempo, no inicio ele tinha como maior objetivo tornar os produtos mais fáceis de serem consumidos, depois disso ele começou a ter um enfoque mais estético e inovador, atualmente o design tem dado enfase a sustentabilidade.

Veja a imagem:
                          
                                       Fonte: Gillette

A Gillette é uma empresa inovadora que teve que realizar grandes mudanças no decorrer do tempo. Os 3 exemplos acima retratam bem a evolução do design, para ter uma noção melhor, "ao todo, o desenvolvimento do Mach3 (terceira figura) levou seis anos e consumiu 750 milhões de dólares, cerca de quatro vezes mais do que o custo do Sensor (segunda figura). Além disso, 300 milhões de dólares foram direcionados para marketing no primeiro ano (100 milhões de dólares nos EUA e 200 milhões de dólares em outros lugares), por isso os custos iniciais quebraram a barreira de bilhões de dólares."Um custo até maior que o das industrias automobilísticas para lançamento de um carro.

- Qual a principal finalidade do design?


É dificil falar de uma função específica por que ele visa atender a função de um produto, auxiliar a tecnologias, aumentar a produtividade, colaborar com a sustentabilidade e agregar valor. Trata-se de inovação, de criar uma identidade, estabelecer uma comunicação e somar a qualidade de um produto ou serviço. Portanto esse termo tem como principal função estabelecer uma diferenciação, de acordo com a Unctad (2008) se não existisse o design, a maioria dos produtos não existiria ou não conseguiria se diferenciar no mercado.

- O que faz um profissional de designer?


Ele reproduz de maneira concreta tudo aquilo que é almejado representar, seja pelo ponto de vista funcional, estético ou ecológico. O ideal é que esse profissional apresente alguns requisitos, como: 

 - Criatividade.
 - Formação e capacitação técnica.
 - Habilidade.
 - Responsabilidade.
 - Ética.


O Sebrae lista 4 importantes áreas do design:

Ambiente 

Com o objetivo de trabalhar um local para que ele fique seja mais funcional, tenha mais segura, contribua com a economia, obtenha uma melhora estética ou seja, apenas, confortável.



Fonte: comofazer.org.br


Comunicação 

Auxilia as grandes empresas em passar as mensagens diretas e indiretas aos consumidores, seja por meio de fachada, banners, cartazes, mails e outros.




Fonte: lafora.com.br


Produto

Determina a estética do produto de acordo com o objetivo da empresa através de sua forma, sua funcionalidade, maneira de uso e tecnologia.



Fonte: motorauthority.com



Fonte: portaldomarketing.net.br



Serviços 


Tem o objetivo de satisfazer as necessidades de um consumidor e agregar valor a marca, desenha os processos (tempo, padrão, valor/hora, custo, atividade).




Fonte: nomine.com.br


- E o que é Ecodesign?

Está relacionado ao papel sustentável do design que está cada vez mais em alta na sociedade, ele objetiva reduzir ou minimizar os impactos ambientais e manter a qualidade de vida. Ele leva em conta:

 - Baixo impacto (não tóxicos, produção sustentável).

 - Eficiência energética.

 - Qualidade e durabilidade.

 - Modulariedade: troca de pelas que evitam o descarte total do produto.

 - Reutilização.

- Valorização local – associação com materiais locais, culturas.


EXERCITANDO


Veja a imagem de Cenografia 3D e identifique, pelo menos, 5 pontos em que o design foi representado:


Vamos as respostas:
1 - Logotipo: utilizou a cor roxa da matéria-prima base da empresa no contorno das letras, deu movimento ao logo utilizando uma forma assimétrica e, ainda, incluiu uma circunferência que pode representar uma gota do suco de açaí estimulando o apetite dos consumidores.
2 - Fachada: Possui uma ondulação na parte superior da fachada representando, também, o suco de açaí cobrindo a parede com imagem de folhas fazendo analogia a natureza e a um produto natural.
3 - Cadeiras: Por apresentarem um design slim fit,elas dão ideia do produto ser mais leve, também são de cores claras remetendo a higiene do local.
4 - Mesas: Acompanham o design das cadeiras e possuem adesivagem do produto em seu centro, possibilitando a empresa divulgar variados produtos e até bens complementares para aumentar o ticket médio da empresa, como seria o caso da granola.
5 - Iluminação: Direciona a atenção dos consumidores aos quadros das paredes, identificando um ponto focal em fotos de produtos que estimulam o apetite. As lampadas convencionais possuem a característica de passar a sensação de maior comodidade e aconchego no ambiente.
6 - Quadros: Possuem um design inovador em formato de globos que despertam o interesse dos consumidores, sendo que eles são melhores observados do interior da loja, oque estimula a entrada deles.
7 - Painel de preços: Interage com o consumidor de forma dinâmica apresentando os itens em promoção ou destaque.
8 - Balcão de serviços: Protege o ambiente laborativo e fornece transparência na produção dos produtos ao consumidor.

Design Thinking

Conforme Charles Burnette ele é um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.

Basicamente ele é dividido em 4 etapas (Imersão, Ideação, Prototipação e Desenvolvimento), abaixo vamos falar com um pouco mais de detalhe:



Fonte: BRQ



Imersão

É o entendimento, nessa fase o empresário deve mergulhar de cabeça no produto ou serviço e entender suas características buscando identificar a necessidade e os hábitos de consumo de seus clientes. O empreendedor pode usar um produto concorrente, vivenciar uma experiência de compra em outras empresas e se colocar no lugar do cliente mesmo. Nesta fase o que importa é a VIVÊNCIA e a OBSERVAÇÃO.

Exemplo: Vou usar uma história para ficar mais didático, Sr. José é dono de um Bar e para realizar a fase da IMERSÃO, ele visita seu concorrente e consome os produtos dele em um dia aleatório, além disso ele passa a observar o comportamento de compra de uma cerveja em seu estabelecimento e nos supermercados do bairro.

Ideação

Essa é a fase necessita que o empresário explore sua criatividade, pois nela será criado o produto ou serviço com base na fase anterior, também pode promover uma melhora em seu processo dentro da empresa, agregar valor a tudo aquilo que você comercializa.

O Brainstorm - chuva de ideias - contribui muito nessa etapa aliando diversos profissionais de áreas diferenciadas para fornecer novas ideias. Essa técnica consiste em lançar idéias das mais variadas possíveis, sem ter certo, nem errado. Vale todas as ideias e o empreendedor não deve ser muito critico em manifesta-las, para o Brainstorm ficar mais rico recomenda-se a participação de outras pessoas da empresa.

Exemplo: Sr. José reúne sua equipe e pergunta, para seus funcionários: Como podemos melhorar a experiência de compra de uma cerveja em seu estabelecimento, ele passa a anotar todas as ideias num quadro sem ser critico, tudo é valido. Depois de uma triagem de todas as ideias lançadas, Sr. José destacou um depoimento de seu funcionário que disse: Quando vou até um supermercado comprar cerveja, eu pego ela na mão para ver se está gelada, todos concordam que fazem o mesmo e o Sr. José acha que é uma boa ideia.

Prototipação 


Fase de teste, nesse momento é que será testado um protótipo do produto ou serviço, não tem necessidade de ser o produto final, mas ele deve possuir as características principais dele.

Exemplo: Sr. José muda o processo de servir cerveja e entrega na mão do cliente antes de servir para ver se ela está gelada, logo esse procedimento passa a ser uma referencia em seu estabelecimento.

Desenvolvimento 


É a aplicação do produto ou serviço, depois dos ajustes realizados após a fase da prototipação o produto é lançado e analisado com relação a aceitação dele pelo consumidor final.

Exemplo: Sr. José realizou alguns ajustes no processo de servir a cerveja e hoje, ele além de entregar na mão do cliente para sentir a cerveja ele pergunta antes se o cliente quer a cerveja Gelada ou Geladíssima, essa brincadeira caiu no gosto da freguesia.


Mas afinal, por que usar o design thinking?


Para aumentar as probabilidades de sucesso de um produto ou serviço novo, entendendo o mercado, validando sua idéia e testando com seus clientes. Considere que nos E.U.A., apenas 4% dos produtos lançados obtiveram sucesso no mercado no último ano.

Fonte: www.sebrae.com.br; http://pt.slideshare.net/nicholasgimenes/estudo-de-caso-gillette-mach3.


Baseado nisso posso afirmar: Uso o design como seu aliado e faça sua empresa se comunicar melhor, vender melhor e se diferenciar no mercado.



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