Venda a porta a porta



Fonte: Isto é dinheiro

Poucos segmento no Brasil tem se destacado nesse período de recessão, mas o mercado de vendas Porta a Porta têm surpreendido com seus resultados,  as pessoas preferem adquirir produtos de amigos ou parentes e gostam da comodidade de recebê-los em casa, o fato também de diminuir o custo físico com aluguel e outras despesas torna mais atraente este modelo de negócios.

"O Brasil atualmente posiciona-se como o quarto maior mercado do mundo em volume de vendas porta a porta, perdendo apenas para os Estados Unidos, o Japão e a China. Em 2013, as vendas diretas movimentaram no país R$ 41,6 bilhões em volume de negócios – um crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior."Sebrae. 

*formalização: procure o Sebrae para se enquadrar na modalidade MEI.

A venda porta a porta pode ser realizada de diversas formas, como exemplo:

Venda por catálogo: os produtos são apresentados aos clientes em um catálogo que escolhem e alguns dias depois recebem em casa. É uma modalidade um pouco mais cara pois os custos de produção do catálogo são altos e precisam ser diluídos em uma quantidade grande de revendedores. Exemplo: Avon.
Fonte: Avon


Venda por mostruário: o revendedor apresenta os produtos em um mostruário e portanto o cliente pode ver, pegar e experimentar antes de comprar. Ex: venda de Bijouterias. Normalmente o revendedor tem que comprar o mostruário e não vende estas peças para que possa mostrar os produtos para outras clientes.
Fonte: mulher.com.br


Venda de produtos porta a porta – nesta modalidade os produtos apresentados aos clientes estão a venda e podem ser adquiridos no mesmo instante sem precisar fazer o pedido e aguardar a entrega posterior. Ex: venda de roupas. 
Fonte: Asaas


Reuniões de vendas – os revendedores reúnem as clientes em um local para apresentar seus produtos. Normalmente estas reuniões são agendadas por clientes que convidam seus amigos e parentes e acabam ganhando prêmios e presentes.
Fonte: Constantina Web


Carros boutique – outra modalidade que vem ganhado espaço é a transformação de carros em pontos de venda que se deslocam até onde o cliente está.
Fonte: Bol




Interesse
Chame a atenção e ganhe o interesse com perguntas que não é comum de se fazer.
Assim, o possível cliente não tem uma resposta pronta do tipo “Eu não tenho tempo” ou “Eu não tenho interesse”
Além disso, você tem apenas alguns segundos para ganhar atenção. Você só tem tempo para 4 perguntas.
Essas perguntas precisam estar relacionadas a vaidade do possível cliente, que mostre um sonho ou realização profissional. E perguntas que são difíceis de dizer que não tem interesse.
Você pode ver exemplos reais e que funcionam no vídeo no final desse artigo.

Segurança
Ao visitar um possível cliente em sua casa ou escritório, você deve mostrar que é totalmente seguro te atender.
Existem algumas formas de passar essa segurança. Por exemplo:
Marque algumas ruas para visitar no dia. Ao fazer a visita comente que você está visitando a rua naquele dia.
Ao mostrar que você não foi especificamente para atender o possível cliente, e sim que foi atender todos da rua gera uma segurança inconsciente.
Se você já atendeu alguém na rua (ou no prédio), fale o nome da pessoa (mais pessoal).
Essa também é uma técnica para gerar segurança, porque você associa a situação com uma pessoa conhecida.
Mas, atenção: Apenas use essas técnicas caso seja verdade. A honestidade é fundamental.

Uniforme e Apresentação
Você também precisa demonstrar e passar segurança ao abordar o possível cliente na rua.
Assim que você definir quem você vai abordar, você precisa mostrar já de longe que vai abordá-la. Você não pode chegar de repente, se não vai assustar.
Se você estiver com o uniforme da empresa, assim que perceber que tem a atenção do possível cliente (ainda de longe), aponte para a camisa, já mostrando sobre o que vai ser a conversa.

Sem frustração
Você não vai fazer 100% das pessoas ouvirem ou comprarem com você.
Ninguém vende para todo mundo. A Coca Cola não vende para todo mundo. Não é todo mundo que usa o Google para fazer uma pesquisa.
Entender isso é fundamental para não ficar frustrado.
Isso é uma verdade para qualquer e todo tipo de venda.



Fonte: De porta em porta

Network
Para que a venda porta a porta seja concluída com sucesso, além de se conhecer o produto é preciso ter um bom relacionamento. Nessa hora os contatos fazem toda a diferença. E, para quem prefere os encontros, as reuniões com os amigos são ótimas formas de concretizar uma venda. Ao invés de sair porta a porta, muitos usam os encontros informais para fazer demostração de novos produtos e com isso finalizar a venda. As redes sociais também são boas alternativas para os vendedores. Lá eles podem postar fotos, legendas e comentários sobre os produtos demostrados. (veja mais)

Dicas e Sugestões

1. Seja consultora, em vez de revendedora
Grande diferença entre a revendedora e a consultora. Enquanto a primeira apenas revende os produtos, a segunda conhece a marca e a mercadoria, propõe combinações e conhece as reais necessidades das clientes.
2. Tenha um relacionamento ativo com a clientela
Aproximação e contato semanal com as clientes são, para de Paula, duas questões importantíssimas para garantir a segunda venda. “Essa troca de informações pode ser feita por meio de e-mail, redes sociais ou newsletters.”
3. Mantenha suas clientes sempre informadas
Sempre alerte sua cliente sobre as ofertas, os brindes e os lançamentos do novo catálogo. “Dessa maneira você fideliza sua relação com elas.”
4. Crie um perfil no Facebook e use a internet.
Por meio da rede social, além de você publicar informações sobre a marca, promoções e lançamentos, pode compartilhar os depoimentos de clientes que gostaram de determinado produto. “Isso agrega valor à marca e atrai a atenção de novos clientes”, diz de Paula. Sites como twitter, instagran e blogs també podem auxiliar na divulgação.
5. Apresente as novidades em primeira mão
Para os clientes mais íntimos, vale apresentar os lançamentos e as promoções do catálogo primeiro. “À medida que você trabalha essa relação, consegue aumentar suas vendas, e com menos trabalho.”
6. Entenda as necessidades e as características de cada cliente
Segmente a clientela e não ofereça produtos de que as clientes não gostam. “Se ela gosta de maquiagem, não insista para que ela leve também o hidratante corporal da promoção. Isso pode irritar a cliente e impedir uma próxima venda", afirma de Paula.
7. Aumente a distribuição
No início do negócio, é importante trabalhar com uma carteira vasta de clientes. Mas, com o passar do tempo e a identificação das clientes fiéis, concentre-se naquelas que compram sempre, oferecendo um trabalho personalizado.
8. Evite grandes reuniões com a clientela
Fazer eventos para reunir as clientes e mostrar os produtos pode não ser uma boa ideia. Segundo de Paula, a dispersão toma conta do local e as consumidoras não se sentem privilegiadas. “Faça eventos mais direcionados, como uma aula de automaquiagem, e com menos pessoas.”
9. Invista na profissão
Se você é uma revendedora de cosméticos, por exemplo, faça um curso de maquiagem ou algo voltado à estética. “Com capacitação, você tem mais credibilidade com a cliente e consegue oferecer o produto com mais propriedade”, diz o consultor.

10. Dedique um tempo diário à atividade
Mesmo que a venda direta seja sua segunda fonte de renda, vale dedicar no mínimo duas horas por dia ao trabalho. “Use esse tempo para fazer o marketing com as clientes por meio das redes sociais.”
11. Consuma o que você revende
Antes de revendedora, a mulher deve ser consumidora dos produtos que vende. “Ao chegar para a venda maquiada, perfumada e produzida com os produtos da marca, você consegue convencer a cliente mais facilmente, além de oferecer mais credibilidade aos produtos.”
12. Invista em um pequeno estoque
Ter alguns itens a pronta entrega vai diferenciar você de outras revendedoras e atrair os clientes que não têm paciência para esperar a chegada do produto. “Para ser um risco calculado, invista naqueles produtos que saem com mais frequência”, diz de Paula.

Ouro Rosado – Investimento entre R$ 60,00, indo até R$ 18 mil, mas em ambos é preciso ter interesse de ser empreendedor, já que a pópria pessoa terá o controle do seu horário de trabalho e a sua cartela de clientes.

Portal dos Aromas - Oferece mais de 50 opções de fragrâncias e um lucro estimado de 10 a 30% do produto. Ela mescla o atendimento virtual com as vendas porta a porta.

Atenção: Inadimplência
Com as vendas porta a porta é preciso ficar atento com a inadimplência. A melhor opção de recebimento é sempre o à vista, mas caso não seja possível há alternativas que garantem o pagamento de forma prática e segura. Nesse sentido o consultor do Sebrae-SP comenta que alguns celulares têm o sistema que permite baixar programas de recebimento ou até mesmo o uso do cartão de crédito, além do cheque, que ainda pode ser uma boa forma de recebimento.


fontes:http://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2014/10/12-conselhos-para-aumentar-vendas-porta-porta.htmlhttp://sergioricardorocha.com.br/como-vender-de-porta-em-porta/http://blog.pr.sebrae.com.br/planejamento/vendendo-porta-a-portahttp://www.sebraesp.com.br/index.php/42-noticias/empreendedorismo/11458-venda-porta-a-porta-um-negocio-em-expansao

Baseado nisso posso afirmar: Aumente suas vendas, inicie seus negócios, drible o desemprego e seja persistente!!!

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