Varejo de Vestuário e acessórios.



Fonte: ESPM

AMBIENTE DE LOJA

Conforme Camila Salek, publicitária e sócia da agencia Vimer, para se criar um ambiente de loja atraente não é necessário ter um alto investimento, dinheiro é diferente de talento.

O ideal é a marca criar um desejo no cliente, interagir com e ele e deixa-lo estimulado, de acordo com Maier em Demetresco: as lojas são, ou deveriam ser, lugares cheios de vida, repletos de possibilidades de trocas e de encontros.

Diferentemente do que as pessoas acreditavam, o varejo físico não irá acabar. As pessoas gostam de ter o contato com o produto antes de adquiri-lo, muitas empresas que optaram por ficar somente com a loja virtual tiveram queda em seu faturamento. O PDV também pode funcionar como suporte para uma loja digital e ajudar a dar mais credibilidade a empresa.

O SEBRAE que possui uma loja modelo especializada na capacitação de micros e pequenos empresários aponta alguns pontos capazes influenciar no ambiente da loja. Devemos ficar atentos aos seguintes pontos:


Fachada – Atenção a legislação, deve estar de acordo com preferencias do seu público alvo.

Vitrine – Abuse da criatividade, e lembre-se que não é necessário gastar muito. Deve atrair o cliente para dentro da loja.

Acesso – Não deixe obstáculos ou produtos que dificultem o fluxo na loja.

Layout – A distribuição de móveis e expositores devem estimular a circulação dos clientes no interior da loja.

Móveis e equipamentos – Evite que os móveis e os equipamentos ocupem mais de 40% da área total da loja.

Acabamento e decoração – Pinturas texturizadas e adesivos são ótimas opções. Muitas vezes menos é mais, evite carregar muito o ambiente de informações que podem tirar o destaque do produto.


Iluminação – Luzes amarelas podem queimar as mercadorias, mas também promovem um ambiente de aconchego e conforto.

Climatização – Mantenha entre 22 graus a 26 graus.

Aromatização – Auxilia na associação da marca com o cliente.

Música Ambiente – Evite sintonizar rádios e não tenha o risco de transmitir a propaganda de um concorrente.

Agrupamento de Produtos – Utilize o Cross Merchandising.

Exposição de produtos – Explore diferentes alternativas, exponha em balcão, pequenas vitrines, manequins.

Pontos focais
– Servem para destacar produtos dentro da loja e estimular a circulação.

Pontos Cegos e zonas frias – Identifique-os e os corrija com mudança no layout.

Comunicação Visual Interna – Devem ser de fácil compreensão e auxiliam na venda.

Exposição de Produtos
– Todos os produtos expostos devem estar precificados.

Provadores – Evite o excesso de iluminação que podem destacar imperfeições dos consumidores. É o local responsável pela decisão da venda.

Caixas e sistemas – Invistas em sistemas seguros.

Experiência de consumo
– Fazer compra, hoje em dia, é lazer.


VISUAL MERCHANDISING

Nesse processo o Visual Merchandising (VM) é uma técnica que facilita esse contato com a marca. A publicitária separa o termo em duas palavras para melhor explicação: visual é tudo aquilo que está na loja, como as vitrines, cenografias, pontos focais, lojas conceituais e outros; já o Merchandising (aqui) está relacionado ao planejamento, a estratégia que será utilizada para tornar a experiência com a marca mais agradável e aumentar a conversão de vendas.

Para Camila o VM leva em consideração o ambiente de loja, os ciclos e eventos, o preço dos produtos, a moda de forma geral e a seleção de produtos. Seu papel principal é converter vendas e aumentar o ticket médio. Um bom exemplo de aumento de faturamento por compra seria a estratégia utilizada por um supermercado de deixar ao lado da exposição de frutas como mangas e laranjas um stand de fio dental, aquele que ia comprar, apenas, uma fruta pode lembrar desta necessidade e também comprar esse item de higiene. Veja o video dela sobre um case de VM da empresa Água de Coco (aqui)

Pontos a serem analisados para elaborar estratégias de VM:

Perfil do consumidor - Quem é aquele que compra seu produto? Qual a sua necessidade e seu desejo? Quais são seus hábitos e preferencias? ...

Giro de estoque
- Qual produto tem maior saída? Quanto tempo seu estoque fica parado? Existem produtos sem venda a mais de 6 meses? ...

Tamanho da Loja - Como está a separação das áreas da loja? Onde ficará a área nobre da loja? Qual o valor de venda por metro quadrado? Qual o tamanho do provador? Qual a área Ouro (produtos de alto impacto), Prata (zona nobre, caixas e provadores) e Bronze (produtos de passagem que devem estimular a interação) de seu PDV? ...

Coordenação de produtos - Qual a melhor estratégia de agrupamento? Quais são os produtos principais e os que farão papel de chamariz? ...

Planograma - Heron Xavier diz que o planograma objetiva organizar e medir a comercialização dos produtos no Ponto de Venda (PDV), a fim de fomentar vendas, gerenciar rupturas e estimular a comunicação com o consumidor. Como você organiza seus produtos?

Sazionalidade
– Quando determinado tipo de produto vende mais? Quais são os ciclos de vida do Produto? Como potencializar as vendas em determinada época? ...

CURADORIA

É o cuidado, o zelo na exposição de produtos, está totalmente ligado ao VM e deve ser feito por um profissional experiente, uma loja com uma Curadoria bem realizada “salta aos olhos” daqueles que estão tendo uma experiência de produtos um ótimo exemplo de Curadoria é da Anthropologie. Veja abaixo:


Fonte: Flores em Nothing Hill


Fonte: Flores em Nothing Hill


Mas o que motiva um cliente a adquirir um produto?

Conforme pesquisas de Marcelo Prado, diretor e porta-voz da empresa IEMI, o consumidor compra por 6 motivos:

1 – Vontade de ser bonito.

2 – Presentear ele mesmo.

3 – Estilo Jovem e atual.

4 – Vestir bem.

5 – Bom atendimento, qualidade do produto e variedade de opções.

6 – Amor à primeira vista – 50% da escolha das compras.

Veja o que Marcelo Prado respondeu a revista Linc (Lectra Information & Cases) quando foi  questionado sobre como sobreviver em meio a essa crise?

MP: Em época de crise, a responsabilidade do crescimento sai do mercado e passa para a empresa. O mercado não vai ajudar ninguém a crescer. Quando a responsabilidade vem para o empresário, são as suas decisões que vão colocar a empresa no grupo das que vão crescer ou das que não vão crescer. E o que é possível fazer nesta situação? Acho que nesse momento existe uma máxima insuperável que é: o novo vende. Dentro da crise o que vai vender é o novo. Mais do mesmo não vai girar. Ficará sempre dependente de se baixar o preço. Mas quando a margem cai ao mesmo tempo em que os custos sobem, a conta não fecha. Então é preciso inovar. Mas a inovação não vende sozinha. A inovação é o resultado do novo + ação. O novo precisa de ação junto. É preciso lançar bem esse produto, selecionar corretamente o público alvo, promover adequadamente, precificar corretamente, entregar no prazo, monitorar. Em todo esse processo, quanto mais inteligência houver na gestão, mais fácil será transformar esse novo em negócio, em resultado. Então, as empresas que estão mais à frente, tanto no que se relaciona a processos, quanto à tecnologia, estão mais aptas a criar a inovação neste momento de crise.


Marcelo, ainda, diz: EM 2016, mesmo com a crise, serão gastos pelos consumidores brasileiros quase 200 bilhões em artigos de VESTUÁRIO busque seus diferenciais, encante seus consumidores e faça parte de imenso mercado.

TENDÊNCIAS DITADAS NO EVENTO PRET À PORTER

Lojas sem vitrine - Os PDVs de Tóquio não possuem vitrine, isso proporciona ao profissional de VM a possibilidade de trabalhar somente a parte interna- Camila Salek.

Mercado sem gênero - roupas e acessórios que vestem tanto homens, quanto mulheres - Camila Salek.

Interação através de Selfies - Dentro da loja e interação com a plataforma Mobile está cada vez mais presente, um bom exemplo são lojas que colocam adesivos no chão para interagir com fotos que os clientes tiram dos próprios pés. – Cintia Lie Matuzawa.

Exportação - Com a alta do dólar os produtos nacionais ganham competitividades, a esperança é que em 2016 as exportações tenham um aumento de 23,8% - Marcelo Prado.

Baseado nisso posso afirmar: Transforme seu ponto comercial em uma ferramenta de venda!!!

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