Indicadores de desempenho




Fonte: I Master

Os principais motivos da mortalidade das empresas nos primeiros anos são a escolha incorreta de indicadores de desempenho e gestão empresarial deficiente, correspondendo a cerca de 60% das micro e pequenas empresas quando consideramos até 04 anos de existência.

Os indicadores somados a gestão deles são essenciais para o sucesso empresarial, somente os consideramos como sendo de Desempenho quando a melhora deste indicador impactar em uma melhora operacional. Veja a formula abaixo:

INDICADORES DE DESEMPENHO + REUNIÃO DE ANÁLISE CRÍTICA + PLANO DE MELHORIAS = GESTÃO EMPRESARIAL.

Eles devem ser orientados sob 3 óticas diferentes:

- Mercado – com ênfase na figura do cliente, tanto no presente como no futuro. A intenção desse olhar é analisar o risco da falta de clientes e diminuição de mercado.

- Resultado Operacional – Ao contrário do que muitas pessoas acham, ter resultado não é, apenas, aumentar o faturamento ou vender mais, ter resultado é ter lucro (sobrar dinheiro no fim do mês).

- Tempo de processamento - Está totalmente ligado ao custo da operação, um custo mais baixo deve se esperar de um processo que demora menos tempo para se realizar. O processo pode vir desde a aquisição da matéria prima até o pós-venda do produto fabricado.

EXEMPLO DE FATORES DE DESEMPENHO


Antes dê uma olhada em dicas sobre como estipular metas SMART (aqui)

Industria em Geral

1- Diminuir o índice de produtos inconformes na fabricação em 2%. – Resultado Operacional.

2- Diminuir em 20% o número de clientes detratores – Analisar as causas de insatisfação – Mercado.

3- Diminuir para 2 h 36 min o tempo de produto em linha de produção – Mercado.



Comércio em Geral


1- Diminuição de estoque – gerenciamento de estoque – Resultado Operacional.

2- Aumentar o Market Share 25% no estado– Resultado Operacional.

3- Aumento de lucratividade em 10% – Resultado Operacional.



O que pode dar errado nesse processo?

- Rotina – Quando falamos desta palavra, não devemos nos remeter a monotonia de ações rotineiras, mas a obrigação de cumpri-las. Rotina foi criada para padronizar os processos e garantir a eficiência deles. Se não estabelecermos uma maneira de controlar esses indicadores de nada adiantará.

- Foco – O excesso de indicadores pode comprometer o alcance dos seus objetivos, o ideal é estabelecer 2 ou 3 indicadores, montar um plano de ação e direcionar seus esforços para eles.

- Tempo – Pare, pense e reflita. 30 minutos por dia já servirão para você analisar os indicadores de desempenho e fazer o acompanhamento, o proprietário juntamente com a equipe deve disponibilizar esse tempo fazer essa rotina.


O ideal é alinhar esse processo das análises de indicadores com a ferramenta da qualidade PDCA (veja aqui).


Fonte: Sebrae e PME

Baseado nisso posso afirmar: Controle o desempenho de suas atividades corrija os erros e fique sempre atento!!!

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