BALANCED SCORECARD e planejamento estratégico
Imagem: Astrein
Estratégia é toda a ação programada que visa atingir um ou mais de um objetivo ou resultado.
Com o passar do tempo a gestão empresarial foi evoluindo e exigiu-se uma nova forma de mensurar os resultados da empresa, por que possuir somente o controle financeiro passou a ser insuficiente para uma gestão competitiva. Quem comanda a empresa com base apenas nesta área tem uma gestão focada no passado, é como se dirigisse um carro olhando apenas pelo retrovisor. Com isso o Balanced Scorecard (BSC) foi criado para auxiliar no planejamento estratégico.
De acordo com Guilherme Huguet proprietário da empresa Master Qual, existem 3 pré-requisitos para se elaborar um BSC. São eles:
- Definir a MISSÃO da empresa, que seria o porquê de ela existir.
Exemplo – Microsoft: Capacitar cada pessoa e cada organização do planeta para conseguir mais.
- Estabelecer a VISÃO da empresa, que orienta onde a empresa quer chegar.
Exemplo – 3M: “Ser reconhecida como a companhia de tecnologia mais diversificada do mundo”
Exemplo – 3M: “Ser reconhecida como a companhia de tecnologia mais diversificada do mundo”
- Identificar os VALORES que são fundamentais para a empresa.
Exemplo – Coca-Cola:
Liderança: Esforçar-se para construir um futuro melhor.
Colaboração: Potenciar o talento coletivo.
Integridade: Ser transparentes.
Ponderar nos gastos: Ser responsáveis.
Paixão: Estar comprometidos com o coração e a mente.
Diversidade: Contar um vasto leque de marcas.
Qualidade: Busca da excelência.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Num universo onde as empresas possuem uma alta competitividade, para dirigir uma empresa de maneira estratégia é necessário possuir dados e indicadores que auxiliem na tomada de decisão, de maneira que facilite a visão do administrador.
Criado pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton em 1992, o BSC é uma metodologia que auxilia nesse processo . Huguet diz que os quatro componentes básicos:
1. Mapa Estratégico.
É um diagrama sistematizado que consolida as principais estratégias da empresa. Veja a imagem do mapa do Senai:
2- Indicadores estratégicos
W. E. Deming diz “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”
Ele auxilia na análise de quatro importantes áreas na empresa:
Financeira: Rentabilidade, lucratividade, crescimento, valor de mercado e ponto de nivelamento;
Clientes: Satisfação, retenção de clientes e serviços.
Processos Internos: Qualidade, custo, flexibilidade e produtividade;
Aprendizado e Inovação: Inovação, educação e melhoria dos processos existentes.
Exemplo – Coca-Cola:
Liderança: Esforçar-se para construir um futuro melhor.
Colaboração: Potenciar o talento coletivo.
Integridade: Ser transparentes.
Ponderar nos gastos: Ser responsáveis.
Paixão: Estar comprometidos com o coração e a mente.
Diversidade: Contar um vasto leque de marcas.
Qualidade: Busca da excelência.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Num universo onde as empresas possuem uma alta competitividade, para dirigir uma empresa de maneira estratégia é necessário possuir dados e indicadores que auxiliem na tomada de decisão, de maneira que facilite a visão do administrador.
Criado pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton em 1992, o BSC é uma metodologia que auxilia nesse processo . Huguet diz que os quatro componentes básicos:
1. Mapa Estratégico.
É um diagrama sistematizado que consolida as principais estratégias da empresa. Veja a imagem do mapa do Senai:
Fonte: Senai
2- Indicadores estratégicos
W. E. Deming diz “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”
Ele auxilia na análise de quatro importantes áreas na empresa:
Financeira: Rentabilidade, lucratividade, crescimento, valor de mercado e ponto de nivelamento;
Clientes: Satisfação, retenção de clientes e serviços.
Processos Internos: Qualidade, custo, flexibilidade e produtividade;
Aprendizado e Inovação: Inovação, educação e melhoria dos processos existentes.
3. Metas Plurianuais
O gestor deve estabelecer os resultados a serem obtidos de cada indicador. De forma quantitativa e qualitativa. Exemplo: Reduzir o custo total em 5%, Aumentar a produtividade em 12%, diminuir o índice de produtos fabricados com falhas, aumentar a satisfação dos clientes.
O gestor deve estabelecer os resultados a serem obtidos de cada indicador. De forma quantitativa e qualitativa. Exemplo: Reduzir o custo total em 5%, Aumentar a produtividade em 12%, diminuir o índice de produtos fabricados com falhas, aumentar a satisfação dos clientes.
4. Projetos Estratégicos
São os esforços organizacionais para alcançar as metas estabelecidas. É o planejamento por si só vide projeto (aqui).
Baseado nisso posso afirmar: Planejar as atividades de sua empresa é premissa para o sucesso. Controle os resultados alcançados e aumente sua eficiência estratégica.
São os esforços organizacionais para alcançar as metas estabelecidas. É o planejamento por si só vide projeto (aqui).
Baseado nisso posso afirmar: Planejar as atividades de sua empresa é premissa para o sucesso. Controle os resultados alcançados e aumente sua eficiência estratégica.
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