Divulgue sua empresa




Imagem: Mestre do Marketing


Visando melhorar as vendas e o faturamento, empresários investem em divulgação para atingir novos consumidores. Nesse momento, temos que lembrar que manter um cliente através do relacionamento tem um custo muito mais baixo do que prospectar novos (Veja Aqui).

Atualmente, temos diversos meios de divulgar uma empresa, mas antes de falarmos disso veja a seguinte definição:

" Do latim divulgatĭo, divulgação é a ação e o efeito de divulgar (difundir, promover ou publicar algo para o disponibilizar e colocar ao alcance do público)."

Quais os benefícios da divulgação?

- Dar visibilidade para a empresa
- Aumentar as vendas
- Promover novos produtos
- Aumentar a base de clientes
- Fornecer subsídio para novas ações.
- Fixar a marca.

Quais tipos de mídias podemos utilizar para divulgação?

- Mídia Impressa:

Jornal, Revistas.

- Mídia Eletrônica:
Rádio, Televisão, Painel Eletrônico, Cinema, Internet.

- Mídia Diretiva:
Listas Telefônicas, Guias de Compras, Catálogos e Anuários.- Mídia Extensiva/Mídia Externa:
Outdoor, Luminosos, Painel Rodoviário,Painéis Urbanos – BackLight, FrontLight, Triedro, Empena, Busdoor, Placa de identificação de Ruas, Painéis do Metrô, Blimps, Balões, Mídia Externa - Mobiliário Urbano.
Outras Alternativas:
Mala Direta, Merchandising 

Quais são os meios de divulgação?
Existem inúmeros tipos de formas de realizar uma divulgação, as mais conhecidas são: Propaganda, Relações Públicas (4Rs: reconhecimento, relacionamento, reputação e relevância), Imprensa (interesse publico), Promoção de vendas (não é só desconto), internet, marketing direto, materiais impressos e eletrônicos, plataforma mobile e venda pessoal.

Qual seria o passo a passo para fazer uma divulgação?

1- Defina um público especifico para direcionar as ações.
2- Conheça os hábitos, os costumes e as necessidades desse público.
3- Selecione o meio de divulgação baseado nas características do público-alvo.
4- Monte um plano de divulgação – com cronograma, responsáveis, valores e os locais da ação.
5- Realize a ação.
6- Controle os resultados.

Ainda com relação a esse assunto veja dicas da revista PEGN:

"1. Faça os clientes se sentirem especiais. Os clientes gostam de ser reconhecidos, especialmente nos dias de hoje, em que tudo é rápido e “pelo menor preço”. “Mesmo com empresas na internet, é possível prestar um bom atendimento ao cliente”, diz Denise McMillan, dona de uma loja on-line. McMillan inclui um pequeno sachê com cheiro de rosas em todas as sacolas de jóias ou lingerie que ela vende e também envia uma carta de agradecimento escrita à mão. “O sachê e a carta custam alguns centavos, mas acrescento algo especial à compra”, ela afirma.

2. Crie cartões que os clientes queiram guardar. A maioria dos cartões de visita é descartada algumas horas depois de uma reunião. Em vez de ter seu cartão jogado fora, crie um que as pessoas realmente usem, como um bloquinho de anotações com suas informações de contato em todas as páginas. O bloco de anotações é consultado quase todo dia, guardado por 30 dias, mais ou menos, e deixa uma lembrança forte.

3. Pare de atender clientes que não dão lucro. Se essa ideia lhe dá arrepios, pense melhor. Você caiu na mentira de aumentar as vendas em vez de alavancar os lucros. Se você parar de atender clientes que não dão lucro, você tem mais tempo e recursos para clientes que realmente podem ajudar sua empresa a crescer. “Provavelmente, 20% dos seus clientes estão contribuindo para de 150% a 200% do lucro anual total; 70% não dão lucro e 10% custam de 50% a 100% do seu lucro”, afirma o consultor Michael King. Analise bem os dados de lucratividade dos seus clientes e, depois, direcione serviços especiais e propagandas para aqueles que importam.

O BCM – Business Contact Manager – é uma solução de gerenciamento de clientes e funciona no Microsoft Outlook, especialmente para pequenas empresas. Como está integrado ao Outlook, o BCM é muito fácil de usar, pois faz parte de uma ferramenta que já faz parte do dia a dia. É possível armazenar e organizar todas as informações do cliente, além de criar formulários para o registro de informações relevantes para o negócio. O BCM pode ajudá-lo a analisar os históricos dos seus clientes.

4. Crie uma lista de contatos por e-mail e mande cartas pelo correio. A maioria das empresas aproveita o poder dos e-mails e você também deve enviá-los. É muito econômico. Porém, já que o e-mail de marketing está em todos os lugares, você pode se destacar se enviar, de vez em quando, cartas pessoais pelo correio para clientes antigos e possíveis clientes. Apenas tenha certeza de que essas cartas trazem algo que os clientes querem ler, como uma análise de eventos recentes na sua área, ofertas especiais ou um agrado personalizado (um desconto na próxima compra, por exemplo). Essa correspondência tem que ter valor para quem lê, para refletir o valor dos seus produtos. Lembre: a melhor maneira de vender é divulgar.

5. Participe de feiras e conferências. Você pode criar rapidamente folders interessantes com informações de contato, encartes com novidades sobre produtos ou um pequeno site sobre um evento, tudo isso com o Microsoft Office Publisher. Saiba como fazer folder.

6. Combine os negócios com prazer… E solidariedade. Realize um evento, festa ou conferência por uma causa que você apoie. Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas habilidades de liderança.

7. Crie um destino. Uma livraria com uma cafeteria dentro. Uma loja de móveis com profissionais para cuidar dos filhos dos clientes. Por quê? Para que os clientes passem algum tempo lá. Uma manhã de domingo na livraria torna-se uma agradável rotina de fim de semana, em vez de somente uma compra. Roube essa ideia. E essa dica também vale para a internet. Usando a publicidade do tipo “pague por clique” (você só paga pela propaganda se algum usuário clicar no link para o seu site), você pode atrair público para eventos ou ofertas, observa o consultor Jay Lipe.

8. Torne-se um especialista on-line. Essa é uma estratégia de “amostra grátis” para conquistar negócios. Pesquise listas de discussão por e-mail e bate-papos on-line relevantes para sua empresa e seus clientes. Participe de vários deles publicando comentários para resolver problemas ou respondendo a perguntas. Pode ser necessário fazer isso durante um tempo. Mas a recompensa aparece na forma de clientes e indicações.

9. Flerte com a mídia local. Reportagens geram mais credibilidade do que a publicidade paga. Para receber a cobertura da mídia local, seja do jornal, da TV, de estações de rádio ou jornais de comércio, você precisa de uma notícia nova e na hora certa. Geralmente, vale a pena contratar um profissional de relações públicas ou assessoria de imprensa. Ele conseguirá espaço para as notícias, irá atrás dos representantes de veículos de comunicação e enviará comunicados para a imprensa falando sobre sua empresa. Normalmente, isso pode ser feito por um curto prazo ou de vez em quando.

10. Por fim, não deixe os clientes escaparem. Faça um esforço para trazê-los de volta. Custa muito menos trazer de volta um cliente insatisfeito ou que não aparece há muito tempo do que atrair um novo. Se você não vê um cliente há algum tempo, mande um e-mail personalizado (esse processo pode ser automatizado) perguntando se está tudo bem. Para um cliente que passou por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a situação e pergunte se há algo que você possa fazer. Um desconto também é bom. Ser gentil com os clientes é a propaganda mais inteligente e barata que você pode fazer."
Autora:  Joanna L. Krot.


Baseado nisso posso afirmar: Divulgue sua empresa e mostre ao mercado o porquê de você existir.



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