Dicas do Sebrae para enfrentar a crise



Imagem: Próprio autor.

Esse ano demonstrou aos economistas que o mercado pode sofrer alterações drásticas de uma hora para hora, basta uma empresa renomada entrar em crise que logo fará com que, muitas, outras enfrentem a mesma situação. Assim aconteceu com a Petrobrás, a empresa que sempre foi considerada auto sustentável  se envolveu num dos maiores escândalos de corrupção e PRONTO - crise na empresa. Além disso o Brasil tornou-se menos competitivo, os juros aumentaram para frear o consumo e para finalizar esse quadro catastrófico a agencia Standard & Poor`s retirou o grau de investimento do país. De acordo com a G1 notícias a previsão para inflação será 9,29% e 5,58% em 2015 e 2016. Já o PIB de 2015 caiu pela oitava semana seguida, para -2,44%. O desemprego atingiu a casa dos 8%, sendo a maior taxa desde a sua mensuração. Portando estamos em forte RECESSÃO.

O que fazer para enfrentarmos essa situação? Veja o acróstico...

Criar – Inovar, nunca foi tão atual esse tema já discutido em matérias anteriores (ver). Usar a criatividade em prol de atender o cliente de maneira diferenciada, atingir um segmento diferente de consumidores, onde existe uma concorrência menor.

Reduzir – Reduzir custos sem impactar na qualidade oferecida aos clientes. A melhor maneira para reduzir custos í desenhar os principais processos produtivos e identificar maneiras de otimiza-los, uma boa gestão financeira também ajuda a dar visibilidade daquilo que pode estar pesando no seu orçamento.

Indignar-se – Em tempos difíceis sempre encontraremos pessoas dizendo que a crise é geral, que está todo mundo na mesma situação, que a culpa é do governo e por ai vai. Independentemente de quem for a culpa o prejudicado é você, por isso fique indignado e use isso a seu favor, para sair de conforto e não ficar, apenas, conformado com a situação.

Satisfazer – Mesmo que seu faturamento diminua, que sua clientela comece a consumir menos de seus produtos é primordial deixá-los satisfeitos. O importante é cuidar bem da carteira de cliente, por menor que ela seja, faça cadastro dos clientes, veja suas necessidades e supere suas expectativas.

Empreender – Segundo o dicionário é: Decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa), tentar, pôr em execução, realizar – ou seja, diminuir BCN (Bunda Cadeira Hora – desculpe o termo) da empresa. Ponha a mão na massa, corra atrás de parcerias, agregue valor aos seus produtos e serviços e utilize a visão empreendedora em favor do seu negócio.

Veja algumas dicas preciosas do Sebrae-SP junto com alguns apontamentos:



1 - Calma - Sem desespero.
2 - Foco - Tenha o olhar de águia, não de galinha.
3 - Organização - Imprescindível para conseguir ver o tamanho do "buraco".
4 - Reduza Despesas - Cuidado!!! Não diminua a qualidade do serviço prestado ou de seus produtos.
5 - Seu maior ativo é sua carteira de cliente.
6 - CRIE.
7 - Motive sua equipe, para isso esteja motivado.
8 - Otimização - faça mais com menos.
9 - Invista em comunicação.
10 - Oportunidades - Elas sempre aparecem!!!

Contribuição: Luan Calixto LCX.

Baseado nisso posso afirmar: A crise é para todos, logo todos estão em posições iguais. Diferencie-se!!!

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