Como apresentar sua Startup?
Imagem: startyourbusinessmag
Startup é um assunto que está em pauta nos tempos atuais, muito se fala de abrir uma empresa ou empreender a partir de algum insight. Em meio a crise financeira e ao rebaixamento da nota de corte do Brasil em grandes instituições, como a Standard and Poor's e a Moody's, aquele que detém uma grande ideia possui grandes oportunidades.
Mas afinal o que é Startup?
Do ponto de vista idiomático, significa o ato de começar algo novo. De uma forma mais simples, nada mais é do que uma proposta de negócio inovador, é uma ideia estruturada em um plano de negócios que visa atingir um mercado em potencial ou uma demanda não atendida.Com isso o ato de apresentar uma nova oportunidade a um grupo de investidores caracterizou o termo Startup.
Segundo Eric Ries ela é uma instituição humana designada a entregar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza, ou seja, trata-se de um produto novo que não possui um histórico para que possamos realizar uma previsão confiável.
Sabe aquele momento que surge uma idéia inovadora? Então.... Alguns aproveitam e outros não. Há tempos atrás recebi essa reportagem de um amigo empresário (Luan - LCX Design) e peço que vejam esse texto do Estadão - PME por Marcelo Nakagawa que traduz muito bem essa situação, veja a seguir:
''Como é bom tirar férias, pensou Metno Ecov enquanto caminhava pelas ruas de Milão em 1975. Já tinha visto as fotos do Duomo, mas nada como ver a catedral ao vivo. Tudo era agradável naquela cidade, das pessoas às cafeterias. Não havia cafeterias daquele jeito nos Estados Unidos, pensava ele. Em Milão, o café era de alta qualidade, o atendimento, atencioso, e era possível ler um livro sem que ninguém o importunasse. Na dúvida entre um cappuccino e um espresso, pensou em abrir um negócio assim. Mas havia muito que fazer. Não ia sair da cidade sem um terno Ermenegildo Zegna, afinal a sede da empresa ficava na cidade. Na loja da marca percebeu que não havia jeans para comprar. E pensando bem, não havia nenhuma marca que comercializasse jeans do tipo ultra premium. Será que não haveria uma oportunidade de negócio aí? – pensou. Nada como sair da rotina para identificar várias oportunidades de negócio! – disse sorrindo ao sair da loja.
As férias acabaram e Ecov voltou à sua rotina no mercado financeiro de Wall Street. Anos depois, leu uma reportagem em que dois italianos, Renzo Rosso e Adriano Goldschmeid, haviam criado uma marca de jeans de alta qualidade. Lembrou-se da sua ideia e sorriu ironicamente. Alguém tinha copiado sua ideia. Mas depois ficou tranquilo, ninguém ia pagar uma fortuna por um jeans de uma marca chamada Diesel. Mais alguns anos e intuitivamente entra em uma cafeteria em Nova Iorque que era uma cópia das cafeterias que tinha visto em Milão. Tudo remetia à Itália. Havia cappuccinos, espressos, macchiatos e lattes. Estava adorando aquilo até ler a história de Howard Schultz, que tinha ido à Milão e se apaixonado pelos cafés italianos. Era a sua história, com a exceção de que Schultz tinha pedido demissão para criar a cafeteria na qual Ecov estava agora. Alguém tinha copiado a sua ideia de novo. Mas ficou tranquilo novamente, o nome também era ruim: Starbucks, o nome de um dos personagens do romance Moby Dick.
Metno Ecov continuou viajando nas férias. Há alguns anos visitou o Brasil. Ficou apaixonado pelo país, principalmente pelo docinho redondo de chocolate granulado cujo nome fazia cócegas na língua quando mencionado. Nos Estados Unidos havia lojas especializadas em cookies, cupcakes, cheesecakes e até só de arroz doce. Por que não criar uma que só vendesse “breegaderros”? De volta à Wall Street, perdeu seu emprego na crise econômica de 2008-2009 e resolveu imigrar para o Brasil. Mas, antes, foi entender como Debbi Fields criou a Mrs Fields, uma rede de lojas que só vende cookies e como o casal Oscar e Evelyn Overton criou a Cheesecake Factory, rede de lojas especializadas em tortas de queijo. Era hora de colocar em prática a sua ideia de uma loja só de brigadeiros, que ele mesmo já sabia como fazer. Qual foi a sua surpresa quando se deparou com a loja da Maria Brigadeiro em São Paulo. Fundada por Juliana Motter em 2007, a empresa vendia milhares de “breegaderros” em dezenas de sabores. Copiaram a minha ideia novamente! – resmungou, enquanto tomava um caramel macchiato na Starbucks na Av. Paulista.
Na verdade, Ecov nunca existiu, mas não é um personagem fictício. Ele existe dentro de nós todas às vezes que temos boas ideias e não as colocamos em prática. Metno Ecov é o nosso fantasma que surge sempre que lemos o seu nome ao contrário. ''
Talvez você tenha se identificado em alguma parte nesta história.
Atualmente, existem inúmeras feiras no Brasil e no mundo de Startup: Tech Crunch Disrupt - EUA; Startup World Sebrae - Brasil.
Por que devemos nos preparar para apresentar uma Startup?
A apresentação é como uma venda direta, na qual o dono da idéia é o vendedor, a idéia é o produto, o investidor é o comprador e o contrato é a forma de pagamento. Veja post (aqui) e para ressaltar , ainda mais, as características dessa atividade posso afirmar que a venda deve atender 3 pontos:
- Os atributos ( descrição detalhada daquilo que é oferecido ).
- A imagem ( tudo aquilo que o cliente - investidor - enxerga como valor).
- Relacionamento ( esse ponto dispensa comentários e muitas vezes é fator determinante).
Como fazer isso?
Eis a questão, de acordo com o Mestre Claudio A. Tosta da FGV conforme o tempo passa não nos preocupamos mais com o O QUE, mas passamos a nos perguntar o COMO? Vamos lá...
1 - Colocar no papel
O Plano de Negócios (saiba mais) deverá ser muito bem estruturado e atraente, deve encher os olhas dos compradores. Todavia para facilitar a elaboração deste documento é indicado iniciar os trabalho com o método Canvas ( veja ). O grande lance será se você conseguir mostrar que o negócio é:
- Sustentável - provar que ele poderá se manter ao longo do tempo.
- De fácil retorno financeiro - Payback atraente ( veja post ).
- Próspero com potencial de crescimento - ele deve apresentar possibilidades futuras de maximizar os resultados, seja através de parcerias estratégicas, comercializando de bens complementares e/ou explorando outros nichos de mercado.
2 - Oratória
Após o plano de negócios estruturado, chegou a hora de contar as pessoas sobre sua Startup. Ressalto que não é necessariamente o dono da empresa que poderá apresentar. Independentemente disso orador deve ter:
- Presença de palco- saber se impor.
- Boa dicção.
- Empatia ( se colocar no lugar da plateia - investidores).
- Vestimenta adequada - compatíveis com o ambiente.
Imagine se aquele que inventou o Iphone não conseguisse vender a idéia para o Steve Jobs, fatalmente perderíamos um dos equipamentos móveis mais almejado do século. Use e abuse dos meios tecnológicos, como microfone, pontos eletrônicos e outros.
3 - Vídeo
Crie um vídeo ilustrativo de apresentação, ele não substitui a oratória por se tratar de um material complementar.
Com o subsídio extraído da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios - PEGN. Segue a lista:
''Producteaser
Criado pela ChiliGum, uma produtora de animações brasileira, a Producteaser possui vários templates de anúncio pré-definidos para quem se interessar. Além das opções gratuitas mais “simples”, a plataforma também disponibiliza planos com vídeos personalizados por até R$ 29.
Solda Fria
Especializada em criação de vídeos explicativos, de treinamento e institucionais, a Solda Fria é outra empresa brasileira focada nessa área. A produtora cria o roteiro, desenvolve os motion graphics e realiza a locução profissional para o vídeo. Um vídeo de aproximadamente um minuto pode ficar entre R$ 1.200,00 à R$ 7.400,00.
Stayfilm
Fundada em 2012 pelos empreendedores brasileiros Daniel Almeida e Douglas Almeida, a Stayfilm é uma mistura de ferramenta de produção e rede social de vídeos. E tem um objetivo interessante: permitir a produção de filmes com visual, efeitos e som de cinema a partir de imagens e vídeos.
Confira no site o perfil da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, voltado para servir de espaço para o empreendedor fazer, sem custo algum, vídeos sobre seu negócio e divulgá-los em redes sociais como Facebook e Twitter. E, também, dar ao empresário a chance de criar um vídeo de apresentação de sua empresa.
Animoto
Um pouco mais simplificado que as outras opções, o Animoto permite a criação de vídeos a partir de fotos, músicas e textos. Com as imagens, o site pode produzir apresentações de slides animadas e vídeos também. A versão gratuita disponibiliza, porém, apenas 30 segundos de filme. No caso dos planos pagos, um vídeo pessoal sai por US$ 9 mensais e para empresas pelo preço de US$ 39 por mês.
Stupeflix
Com o Stupeflix, o usuário consegue criar vídeos com arquivos próprios em templates sugeridos, como quadrinhos, festa e scrapbook. O site disponibiliza um plano mensal a partir de US$ 30 por mês.
GoAnimate
Apesar do tom um pouco mais “infantil”, o GoAnimate permite que o usuário baixe imagens de dados e produtos no arquivo animado. A vantagem do aplicativo é sua simplicidade – o que facilita a vida dos novatos. Existem três planos disponíveis no GoAnimate, todos com vídeos ilimitados para os clientes. Os valores vão de US$ 39 a US$ 159.
WeVideo
Um dos mais completos serviços de fora do país, o WeVideo também permite o uso de material próprio para a criação do vídeo. Caso escolha a opção gratuita Business, basta colocar o nome da empresa, criar um login e adicionar os seus vídeos. Nesse campo, o site ainda oferece um plano pago de US$ 159 dólares mensais com produção ilimitada de vídeos.
Powtoon
O site norte-americano também produz vídeos animados para empresas interessadas. Segundo o contador exibido na página inicial do Powtoon, já são mais de 16 milhões de vídeos produzidos na plataforma. A vantagem do site é que existem diversos templates gratuitos para quem quiser desenvolver seus projetos. No entanto, por ser bem manual, exige mais tempo do empreendedor.''
4 - Pesquise
Conheça seus compradores. Se possível pesquise sobre seus investidores, saiba suas afinidades, suas preferencias, seus hábitos e os utilize para ressaltar aquilo que eles julgariam como benefícios - Já vi pessoas venderem produtos e serviços utilizando esta técnica.
- Não tenho uma Startup, tenho uma ideia! Se esse for seu caso recomendo que acesse o seguinte site: Idea Dash . Nele você poderá contar sua ideia a investidores e outras pessoas que podem auxiliar na execução e formatação da mesma. Mas assim não perderei minha grande oprtunidade? Uma ideia não significa uma oportunidade, somente irá se configurar de tal forma quando ela for formatada e executada, já uma unica ideia pode se desdobrar em uma grande quantidade de ações diferentes. Michel Zreik, que já está inserido nesse contexto a bastante tempo diz: "A ideia em si qualquer pessoa pode ter. Mas o grande diferencial eh a execução. Além disso, cada vez mais tenho a certeza que quando vc comeca a executar uma ideia, em.pouco tem a ideia original já vai se moldando a realidade e ficando diferente da ideia original. Se pegarmos a mesma ideia e colocarmos 10 times pra executar elas, com certeza teremos 10 produtos/serviços diferentes no final".
Conheça seus compradores. Se possível pesquise sobre seus investidores, saiba suas afinidades, suas preferencias, seus hábitos e os utilize para ressaltar aquilo que eles julgariam como benefícios - Já vi pessoas venderem produtos e serviços utilizando esta técnica.
- Não tenho uma Startup, tenho uma ideia! Se esse for seu caso recomendo que acesse o seguinte site: Idea Dash . Nele você poderá contar sua ideia a investidores e outras pessoas que podem auxiliar na execução e formatação da mesma. Mas assim não perderei minha grande oprtunidade? Uma ideia não significa uma oportunidade, somente irá se configurar de tal forma quando ela for formatada e executada, já uma unica ideia pode se desdobrar em uma grande quantidade de ações diferentes. Michel Zreik, que já está inserido nesse contexto a bastante tempo diz: "A ideia em si qualquer pessoa pode ter. Mas o grande diferencial eh a execução. Além disso, cada vez mais tenho a certeza que quando vc comeca a executar uma ideia, em.pouco tem a ideia original já vai se moldando a realidade e ficando diferente da ideia original. Se pegarmos a mesma ideia e colocarmos 10 times pra executar elas, com certeza teremos 10 produtos/serviços diferentes no final".
Baseado nisso posso afirmar: Se possuir uma idéia, levante-se e vá atrás a luta... antes que alguém o faça!!!
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , Colaborador do SEBRAE-SP, Formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , Colaborador do SEBRAE-SP, Formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
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Muito interessante...
ResponderExcluirA idéia de uma start up é como uma pedra bruta, mas as pessoas compram, apenas, diamentes!!! Obrigado pelo comentário.
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