Marketing de Conteúdo - Inbound Marketing


         

Imagem: Branding Marcas

O marketing digital tornou-se uma ferramenta básica para promoção de uma empresa, deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigatório para quem quer se manter competitivo, a internet - MERCADO EM EXPANSÃO (ver) - tem sido uma fatia cada vez mais disputada.

Qual a melhor maneira de divulgar sua empresa pela internet? O preço é o fator decisivo?


- Não! Primeiramente vale citar John Ruskin “Dificilmente existirá alguma coisa nesse mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato, e as pessoas que considerem somente preço são as merecidas vítimas”. O cliente paga por aquilo que ele entende como valor, consume de quem se relaciona com ele e torna essa experiencia positiva. A internet aproxima as pessoas e torna possível que sua empresa se conecte com elas, ela fortalece esse relacionamento e proporciona uma experiência maior com
a marca. Por isso devemos utilizar meios para que essa interação seja a
mais prazerosa possível. 
 
         
          E como fazer isso?

          Através do Inbound Marketing, de acordo com a empresa marketing de conteúdo: “Diferente do marketing e da publicidade tradicional, o Inbound Marketing atrai, ao invés de interromper. Ele se inclina a melhoria seu negócio, propriamente dita, e não na captação direta de clientes. Em contrapartida, eles acabem sendo atraídos pelo que marca cria e divulga.” Segue algumas estratégias para tornar sua organização mais atraente pela internet:

Criar vídeos emocionantes


         Uma boa tática seria o uso de Storytelling que segundo a Endeavor: “é a prática de se contar uma boa história. E este “boa”, na imensa maioria das vezes, quer dizer relevante. Ou seja, uma história que consiga reter a atenção do interlocutor – esteja ele onde estiver – e que, de preferência, marque-o, fique em sua memória. Uma narrativa bem articulada, com começo, desenvolvimento e final específicos, e que de alguma forma capture o público – seja por meio do drama, da tragédia, da comédia ou da ação” Um vídeo empolgante que viraliza ( é difundido rapidamente pela internet). Como aquela propaganda que nos faz assisti-la repetidamente, veja os dois exemplos da Vivo e da Nike:







Interligar conteúdos


          Um blog fica muito mais dinâmico quando apresenta imagens e links, esse blog ganhará solidez se direcionar através de um link outro conteúdo dentro dele mesmo, tornando uma explicação ou uma apresentação mais rica, veja a maneira como utilizei essa estratégia no post Plano de Negócios .
Mostrar o que as pessoas querem ver


blog paulaa-alvim



          Fica muito maçante quando curtimos uma pagina no face, ou seguimos alguma empresa no Instagran ou Twitter e ela fica postando somente preços e reposts (postagem repetida). Por isso devemos buscar assuntos, os quais agreguem valor a leitura do consumidor. Como exemplo de uma loja de produtos de Surf colocando conteúdos na fanpage, como: Dicas de viagens a diversas praias com o custo benefício de cada uma delas, novidades no circuito mundial de surf e outros.
Conteúdos inéditos



prevencaodeperdasbrasil.com.br

          A melhor maneira de se diferenciar é criando seu próprio conteúdo, através de um vídeo exclusivo, uma entrevista inesperada ou um testemunhal de um cliente satisfeito. Isso trará originalidade a sua marca e mostrará que você está empenhado em trazer conteúdo a seus clientes.

Crie uma identidade

seguidoresdocaminho.com

         Disponibilize o conteúdo de maneira padronizada com conclusões assertivas e uma mesma linha de raciocínio, pode ser a mesma estrutura visual ou narrativa (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão - BASEADO NISSO POSSO AFIRMAR), desta forma sempre que alguém ler seu texto irá assimila-lo com outro conteúdo já postado.

         Para finalizar, gostaria de ressaltar que o Inbound Marketing é o futuro das propagandas, chega de anúncios inconvenientes, chamadas na televisão, enxurradas de spam, ele  visa atrair o interesse do consumidor ao contrario do o antigo Outbound marketing que "empurrava" produtos aos clientes.
         O ideal não é sair caçando borboletas'' (outbound), mas se você construir um jardim elas virão até você (inbound).



Imagem: Viver de Blog



             Baseado nisso posso afirmar: Proporcione ao seu cliente uma experiência agradável com sua empresa. Fortaleça seu relacionamento pela internet!!!


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários

  1. Obrigado pela Colaboração!!! Fique a vontade de incluir meu blog no seu post!
    Sucesso e bons negócios.

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  2. ótimo blog, amei e vou recomendar para a agencia de marketing sp. Parabéns! ficou top

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  3. Parabéns pelo conteúdo, gostei muito estou trilhando os caminhos como estudante de marketing, e seu artigo o considero como inspirador.
    grato
    João Ricardo (joaoricardoprobrazilian@gmail.com
    Estou logado na conta de meu filho

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