Networking (rede de relacionamentos)

          
Imagem: Static Comunitytable

                 Meu primeiro tópico tem o objetivo de alertar sobre a importância do fortalecimento de Network (rede de relacionamento), considerando que nenhuma empresa sobrevive sozinha ela precisa de fornecedores, colaboradores e clientes. O network é o contato que a empresa tem com outras empresas e pessoas, através do relacionamento interpessoal. Se uma empresa trabalha no segmento de construção civil comercializando vidros tiver uma forte rede de relacionamentos ela pode ter conhecimento sobre outras empresas que trabalham em outros nichos de mercado, a vidraçaria pode formar parcerias com construtoras, identificar novos fornecedores, aumentar o portfólio de produtos fabricando, por exemplo, vidros espelhados, e conseqüentemente aumentar a carteira de clientes.

                Considerando nosso mercado totalmente globalizado, seria loucura uma empresa ingressar no mercado nacional sem ter uma boa base de relacionamento, por isso cada vez mais prefeituras e entidades a fins organizam encontros de empresários. Nesses encontros, empresas têm a oportunidade de conhecer outras empresas e trocar informações sobre boas práticas, segmentos e investimentos. Como exemplo posso citar o Sebrae que organiza a Rodada de Negócios.


 “As empresas ofertantes conseguem benefícios específicos com as Rodadas de Negócios, como:


- Identificação e captação de novos fornecedores, compradores e parceiros; 
- Possibilidade de contato direto com grandes empresas e redes; 
- Oportunidades de realização rápida de negócios; 
- Troca de informações; 
- Conhecimento de mercados potenciais e abertura de novos mercados; 
- Realização de parcerias e intercâmbios em âmbitos nacional e internacional; 
- Contato com maior número de empresas; 
- Aquisição de know-how (conhecimento, capacitação e habilidade para realizar uma tarefa) e acesso a novas tecnologias; 
- Aumento do volume de vendas. 

As empresas demandantes, por sua vez, também conseguem vários benefícios nas Rodadas de Negócios:

- Divulgação e marketing institucional;
- Integração com a comunidade empresarial; 
- Busca de novas parcerias; 
- Identificação, em curto prazo, de novos fornecedores; 
- Maior conhecimento do mercado. “
Fonte:www.sebrae.com.br

            A internet têm sido uma importante ferramenta para auxiliar na comunicação entre empresas, as empresas cada vez mais utilizam sites de relacionamento como: Orkut e Facebook. O Orkut e o Facebook permitem o usuário criar um perfil da empresa e prospectar novos contatos e até fazer negócios, sendo que o Orkut é mais popular no continente Americano e o Facebook no continente Europeu. Já o Twitter funciona como um relatório diário sobre as atividades empresariais, também posso citar o MSN que possibilita uma conversa em tempo real entre as empresas. Essas estratégias também podem se tornar um diferencial, pois grande parte das empresas Brasileiras ainda não aderiram muito a essa tendências:
            “A maioria das micro e pequenas empresas paulistanas ainda não explora o potencial das redes sociais da internet (Orkut, Twitter, Facebook, entre outras) para se comunicar com seus clientes. Levantamento da GfK Brasil e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgado nesta terça-feira (30) revela que apenas 17% das empresas possuem cadastro em comunidades virtuais.
            Entre as que participam, 49% não monitoram o que os internautas escrevem em suas comunidades. “Metade das empresas pesquisadas (51%) declara já monitorar, mas isso ainda é feito de forma interna, pela equipe da empresa, e, às vezes, pelo próprio dono. A grande maioria também não responde a comentários dos internautas. Quando questionadas se haveria interesse em realizar algum monitoramento desse tipo, a maioria, 60%, diz que sim”, diz a superintendente de marketing da ACSP, Sandra Turchi.”

             O network promove uma cultura colaborativa que estimula a criatividade e a inovação, muitas vezes, pessoas de diferentes especialidades se reúnem para desenvolver produtos e possuem um resultado extra-ordinário por aliar diferentes áreas de conhecimento, onde cada um ajuda de uma certa forma, por exemplo: um engenheiro pode montar uma estrutura, um designer pode fornecer o visual do material, um profissional de finanças pode estudar sua viabilidade, um marketeiro pode elaborar estratégias de divulgação e outros. Esse fato aconteceu com a criação do GPS e muitos outros produtos, o escritor Steven Johnson sintetiza esse fato em sua frase: "a sorte favorece as mentes conectadas".

EXERCITANDO

1- Pegue uma cartolina e escreva seu nome.
2- Faça um circulo em volta dele. 
3- Escreva o nome de seus amigos e das pessoas mais próximas a ti ao redor do circulo de seu nome.
4- Faça um circulo em volta do nome delas e link com o seu nome que já está circulado.
5- Peça a elas que diga quais são seus amigos mais próximos e faça a mesma operação do item 3 e 4.
6- Continue a sequencia até usar todo o espaço da cartolina.



              
Fonte:www.unipe.br



            Baseado nisso posso afirmar: Sua empresa precisa aparecer para o mundo! Faça contato, dê feedback, use a internet e compareça em feiras empresariais para poder aproveitar todas as oportunidades que o mercado e as pessoas podem lhe proporcionar!!!

TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários