Marketing Básico x Marketing Estratégico.

Imagem: Mundo Adm
            

       O marketing é uma ferramenta fundamental para o sucesso organizacional, ele auxilia na divulgação de produtos, fortalecimento de relacionamento com o cliente, aumento de ticket médio por cliente, e muito mais. Com a finalidade de definir essa estratégia, segue algumas citações:
    O dicionário Novo Aurélio menciona o marketing como um conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, já o Michaelis, diz:“Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor”.
    Gosto muito da definição de Richers (1986) por ser mais abrangente: “Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos
      De acordo com AMA - American Marketing Association (2005) - O Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. 
      Os escritores da "Bíblia do Marketing" Kotler e Keller no livro Administração de Marketing-12º edição, dizem: “É um processo social por meio dos quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”
      E por fim a definição que acredito ser a mais completa de Robson Fraga (2006): 

    “Pode-se, então, afirmar que Marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços” .


      Considero o marketing uma função empresarial que  envolve todas as etapas da comercialização de um produto, desde a pesquisa realizada para viabilização de um produto, as estratégias de mercado para impulsionar suas vendas, promoções, disposição de produtos no ponto de venda, serviço prestado e comercialização, até o pós-venda com a manutenção do relacionamento com o consumidor final.
           Mas a uma grande diferença de realizar um Marketing Básico de um Marketing Estratégico. Como essa ferramenta objetiva, dentre outras coisas, diferenciar sua empresa frente ao mercado devemos nos atentar a boa utilização do mesmo. Confira o quadro abaixo:
            

Fonte: Conjur.com.br


Baseado nisso posso afirmar: Não deixe de reforçar esse departamento em sua organização ele pode ser um diferencial para ela. Invista nesse departamento!!!


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , Colaborador do Sebrae-SP formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários