Gestão de Inovação - Atores, como ter uma equipe criativa?
Como ter uma equipe criativa?
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Esse agora é o ultimo post de nossa sequencia sobre Gestão de Inovação, e não poderia ter assunto melhor do que falarmos de Equipe ou do time que temos em nossa empresa e como podemos explorar o potencial criativo de cada um.
Para que a empresa usufrua do potencial criativo das pessoas ela deve estimular as interações entre os membros de sua equipe e quanto maior for a diversidade dentro da empresa maior a oportunidade de explorar outros pontos de vista.
Para que a empresa usufrua do potencial criativo das pessoas ela deve estimular as interações entre os membros de sua equipe e quanto maior for a diversidade dentro da empresa maior a oportunidade de explorar outros pontos de vista.
A diversidade pode ser considerada Superficial e Profunda. Veja o quadro abaixo:
A Diversidade Superficial é muito mais visível para as pessoas, esta atrelada a aspectos demográficos (idade, gênero, nacionalidade), linguagem das pessoas e idioma, a educação que as pessoas recebem do ponto de vista acadêmico e a função que as pessoas exercem na empresa.
Já a Diversidade Profunda, é menos visível e exige um acompanhamento mais de perto para identificar as características de cada um, tais como: a personalidade das pessoas, cognição, o sentido ou significado que as coisas tem para algumas pessoas e para outras.
Considere que na empresa temos que ter ambos os tipos de diversidades para que diferentes pontos de vistas sejam relacionados na hora de tomar uma decisão.
Equipe e Rede de Contatos
Vamos diferenciar os dois termos:
- Equipe: possui um design formal, existe um líder e é orientada para atingir um ou mais objetivos específicos.
- Rede de Contatos (Network): É informal, existe pequenas relações de hierarquia, é dinâmica e emergente.
O ponto principal é que a equipe é direcionada pelo líder para atingir um objetivo, e o Network está mais atrelado a interação entre as pessoas e é mais instável por que as pessoas tem liberdade para escolher com quem interagir. Por isso, instrumentos de planejamento e que norteiam a estrutura da organização como organograma, fluxograma, tabela de prioridades e de monitoramento de metas devem ser utilizados para garantir que o objetivo da empresa seja alcançado pela equipe.
Um instrumento que representa as interações sociais dentro da empresa e veja que cada um dos atores (representados pelas letras "a, b, c e d") tem funções diferentes.
SOCIOGRAMA
Ator A - É aquele que fica bem próximo de um grupo, recebe interação de todos, está num ambiente confortável e precisa falar a "lingua" deles para facilitar a comunicação, tem facilidade em receber conhecimento e transferi-los para as demais pessoas, o ponto negativo é que ele recebe o conhecimento somente depois de todos os outros receberem.
Ator B - Faz o papel do Porteiro (gatekeeper), é a ponte para o relacionamento de seu grupo com as outras pessoas, muitas vezes ele pode ser mal interpretado ou até mesmo tendencioso por que normalmente prioriza mais os interesses do grupo e tende a ser bem parcial
Ator C - É o Intermediador (broker), ele é a ponte para 02 diferentes grupos, é a posição mais privilegiada para desenvolver inovações. Como exemplo ele poderia ser a "ponte" entre o departamento comercial e o departamento de desenvolvimento de produtos. E como ele recebe informação de áreas distintas ele tem maior probabilidade de "linkar" essas informações e transformar numa solução.
Ator D - É o Popular da equipe, recebe informações e interagi com todos que está próximo, se ele precisar de qualquer apoio social, ele não terá problemas. Podemos ver no sociograma que ele interagi com 04 pessoas enquanto o ator C só interage com 02. Ele recebe muitas informações, mas em sua maioria são redundantes.
Agora que sabemos como é posicionada as interações das pessoas temos maior clareza para desenvolver essas relações dentro de nosso ambiente de trabalho e nosso desafio é posicionar as melhores pessoas em cada papel.
Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management
Baseado nisso posso afirmar: Mapeie as relações sociais dentro de sua empresa para entender melhor como as pessoas se comportam dentro dela.
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