Gestão de Inovação - Criatividade para Negócios
Criatividade para Negócios
Criatividade não serve apenas para pintar um quadro,
escrever um livro ou compor uma música, ela pode e deve ser muito bem
aproveitada na empresa. Uma empresa criativa tem maior probabilidade de
desenvolver soluções e produtos inovadores.
O grande diferencial de uma empresa que realiza a Gestão da
Inovação é conseguir traduzir as ideias criativas em produtos e/ou serviços
inovadores, estamos falando aqui da possibilidade de se comercializar e
implementar uma ideia dentro da empresa.
Em primeiro lugar...
TODO MUNDO PODE SER CRIATIVO...
A criatividade é uma habilidade que podemos desenvolver ao
longo do tempo, uma empresa precisa de um “turbilhão” de ideias criativas para
conseguir se manter inovadora. Para ser criativo, precisamos ser capazes de ver
as coisas de modo diferente, sobre outra perspectiva, para melhor aproveitar essas "ideias" nas empresas.
Teoria da força da gravidade
Vamos analisar sob um novo ponto de vista a história de
Isaac Newton, historiadores afirmam que Newton conseguiu desenvolver a teoria
da força da gravidade quando uma maçã caiu em sua cabeça e ele começou a perceber
que algum tipo de força puxava a fruta em direção ao solo. Faça bem a analise
agora... uma das melhores descobertas da física não foi realizada em um
laboratório, bastou, o autor, analisar um fato sobre uma nova perspectiva,
diferente do ponto de vista comum para começar a formular uma teoria.
Com a criatividade é sempre assim, soluções criativas
aparecem a todo momento, mas a forma de executar ou de direcionar essa
atividade faz toda diferença.
Nesse aspecto que vale reforçar: quantidade é diferente de
qualidade. Por isso, temos que filtrar cada ideia criativa e direcionar
nossos esforços para as soluções que possuem maior possibilidade de sucesso.
Existem 3 fatores que influenciam na criatividade das
pessoas. Confira abaixo:
Expertise
Refere-se ao know-how das pessoas baseado em experiências vivenciais,
nesse quesito entende-se que quanto mais a pessoa passa por situações em seu
trabalho, casa ou cursos, maior será sua experiência.
- Técnico/Acadêmico: conhecimento adquirido com auxílio de escolas,
instituições de ensino, livros, cursos a distância e presenciais, além de demais
facilitadores de aprendizagem.
- Social: diz respeito ao aprendizado proveniente da interação
com outras pessoas, das atividades que são realizadas em convívio social.
- Corporativa: é todo o conteúdo relacionado ao ambiente de
trabalho, bem como o desenvolvimento das atividades, administração e
operacionalização de projetos, planejamento e acompanhamento de metas.
Habilidade do pensamento criativo
Essas habilidades podem ser representadas por duas
características.
- Flexibilidade: habilidade de administrar situações de
conflito, de mudança de rota quando se obtém um novo ponto de vista ou desafio.
Culturalmente, temos problemas em sermos flexíveis, pelo fato de sermos criados
para ser extremamente eficiente em determinadas tarefas, isso acaba “engessando”
nossa capacidade de flexibilização, como se fossemos um robô.
- Imaginação: Capacidade inventiva de propor novas ideias, de nos
transportarmos para uma outra realidade que projetamos e propor soluções
criativas.
O maior inimigo destas
habilidades é a expertise que nos faz criar estereótipos e bloqueiam nossa
imaginação. Você por um acaso já falou ou ouviu de alguém a seguinte frase: - sempre
funcionou assim? Pois é, ela inibe nosso potencial. As vezes o fato de se ter
muito conhecimento sobre determinado assunto pode prejudicar seu pensamento
criativo.
Motivação
Existem 02 tipos de motivação:
Intrínseca – é a automotivação, depende apenas de você, na
qual te faz realizar tarefas por que você gosta ou por causa do objetivo que
está buscando.
Extrínseca – motivação por parte das outras pessoas, pode
vir através de incentivos como prêmios, salários, bonificações ou até mesmo
afeto, nesse tipo de motivação as pessoas te estimulam a sair do seu estado
normal para executar determinada tarefa.
Baseado nisso posso afirmar: Entenda como sua empresa pode estimular a criatividade na empresa, trabalhe com soluções em cima dos 3 pilares citados.
Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management
Baseado nisso posso afirmar: Entenda como sua empresa pode estimular a criatividade na empresa, trabalhe com soluções em cima dos 3 pilares citados.
Comentários
Postar um comentário