Gestão de Inovação - Adoção de produtos inovadores pelos clientes



       Agora que falamos dos tipos de inovação e caracterizamos os seus pré-requisitos, chegou a hora de falar dos futuros clientes destas inovações, os ADOPTERS – adotantes.
Quando falamos de adoção de novas tecnologias ou inovação temos que considerar que:


"NINGUÉM IRÁ SUBSTITUIR UMA SOLUÇÃO PELA OUTRA SE ESTA NÃO FOR BEEEEM MELHOR DO QUE A ANTIGA." - no minimo 10 vezes superior!!!

        Geoffrey Moore evidencia em seu livro “Crossing the chasm” o ciclo de vida destes consumidores ao se depararem com uma nova tecnologia, percorrendo diversos perfis, desde os consumidores mais inovadores até os consumidores considerados como retardatários que são as pessoas mais céticas.




  • Inovadores: Os primeiros a adotar uma nova tecnologia ou um produto inovador são as pessoas mais tecnológicos, gostam de usar o novo mesmo que os produtos ainda não tem utilidade ou qualidade comprovados. São influenciadores e se guiam mais pela tecnologia em si.
  • Visionários (Early Adopters):  Esse é o grupo que tem como referência os entusiastas e inovadores e buscam sobretudo utilizar a inovação como uma fonte de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Quanto mais radical a solução maiores a chances de serem adquiridas já que este grupo está em busca de diferenciação competitiva.
  • Pragmáticos ou maioria inicial (Early Majorty): Fazem analise para adotar uma tecnologia, são aqueles que adotam a inovação somente depois de terem certeza do histórico de sucesso de um produto. Geralmente compram a tecnologia por sua capacidade de viabilizar negócios. São adeptos da evolução. Eles esperam que as novas ferramentas funcionem adequadamente e que ofereçam suporte para implantação e integração.
  • Conservadores ou maioria tardia (Late Majority): Só adotam a tecnologia se conseguirem observar uma vantagem bem definida, esperam que a funcionalidade e a usabilidade da tecnologia esteja mais que consolidadas. Dão preferencia a praticidade do produto e geralmente são mais sensível a preço.
  • Retardatários (Laggards): São inseguros, resistentes, esperam todas as outras pessoas da cadeia experimentarem, pegam a tecnologia quando já estão dentro da vida da maioria das pessoas, essas pessoas são tradicionalistas e alguns chegam a repudiar novas tecnologias.

            Veja algumas diferenças entre o os Visionários e a Maioria Inicial, estas duas categorias estão entre “the chasm” ou o Abismo – conforme a figura 1.

Visionários 
(Early Adopters)
Maioria Inicial 
(Early Majority)
São guiados pela intuição.
São guiados pela analise.
Apoiam a revolução.
Apoiam a evolução.
Seguem suas próprias regras.
Consultam outras pessoas.
Assumem riscos.
Gerenciam riscos.
São motivados pelas 
oportunidades.
São motivados para resolver seus problemas.
Exploram o que é possível.
Buscam o que é provável.
Seguem de "olhos fechados".
Seguem com "olhos bem abertos".

          Veja o vídeo de algumas pessoas experimentando uma nova tecnologia e tentem adivinhar em que estágio do ciclo de adoção de novos produtos esses consumidores se encontram.


         Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management

                  Baseado nisso posso afirmar: Entenda o ciclo de adoção de tecnologia que os consumidores enfrentam e formule estratégias para conquistar novos tipos de consumidores.

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