Gestão da Inovação - Estratégias de Inovação


Roadmapping
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           Considere que para inovar é preciso identificar uma estratégia e definir uma rota para essas inovações. Quando falamos de inovação, buscamos desenvolver produtos e serviços que estejam atrelados a nosso Core Business, ou seja, objetivamos que nossas inovações estejam atreladas ao nosso negócio podendo ser complementar e até substituindo uma solução de nossa empresa.
Nesse sentido foi criado a ferramenta de Roadmap que traça uma linha do tempo de todos os produtos e serviços a serem desenvolvidos. 


             - Para que ser um Roadmap?

            - Ele ajuda a projetar uma rota de inovação em sua empresa, na qual você consegue visualmente definir o que irá realizar e qual será os próximos passos. Também auxilia no controle de decisão de sua empresa, sendo um norteador para que vocês não criem produtos ou serviços que não façam sentido para seu mercado, o principal é que suas novas soluções consigam entregar, ainda mais, valor a seus clientes. Veja abaixo o exemplo de um Roadmap:



             Note que existe uma sequencia de ações bem definidas e dividas em segmentos específicos dentro da empresa. Esse recurso visual nos auxilia na gestão e monitoramento das ações voltadas a criação de novidades dentro da empresa. Podemos perceber que verticalmente temos a divisão entre segmentos (trends, products, tecnologies, programme)dentro da empresa e horizontalmente uma linha do tempo (2007, 2008, 2009 ... 2015) evidenciando a ordem cronológicas das ações e mudanças na empresa.

             Sabemos que as inovações deverão entregar valor a nossos clientes e que para isso ocorrer teremos que ouvir o feedback deles constantemente e dependendo do feedback que eles nos derem deveremos fazer uma "alteração de rota" corrigindo algumas ações que estavam traçadas para acontecer no futuro. Por isso é recomendado rever o Roadmap de tempos em tempos. Veja a frase de Fred Wilson: "Já vi um empreendedor reagir à perda de vários membros importantes da sua equipe com uma grande virada na empresa, pivotando o roadmap do produto e operando com um time bem mais enxuto. A companhia se recuperou da perda de seus colaboradores-chave, lançou um novo produto muito bem sucedido e entrou num caminho de lucros extraordinários.".

             Como desenvolver um Roadmap para minha empresa:

         1. Defina um objetivo e um proposito para sua empresa.
         2. Geração de ideias (veja os posts anteriores sobre ferramentas que você poderá utilizar).
         3. Começa a passar para o "papel" todas as suas ideias, nessa fase não faça nada definitivo, permita-se realizar alguns erros e fazer alterações.
         4. Receba feedback de seus clientes constantemente.
         5. Defina as ordens das ações que você quer realizar, colocando na sequencia de prioridade, entenda que algumas ações só poderão acorrer após a conclusão de outras ações.
         6. Formate o Roadmap dividindo por setores ou por atividades principais.
         7. Revise seu Roadmap a cada trimestre. 

             - Mas como verificamos se nosso cliente está ou não satisfeito para alterar nosso Roadmap?

          - Para responder essa pergunta iremos usar o Diagrama de Kano como suporte. Veja a figura a seguir:


        A matriz representada pelo Diagrama de Kano tem dois eixos: Satisfação x Qualidade Percebida. 
        Satisfação: Considera que o cliente pode ficar satisfeito (satisfied) ou não (dissatisfied) e a 
        Qualidade percebida: pode ser atendida (fulfilled) ou não (not fulfilled).

        Para exemplificarmos propomos 5 situações:

        A) O cliente não espera nada daquele atributo, é uma necessidade básica, ou seja, todo produto ou serviço deve apresentar esse tipo de característica, como um vidro do carro, pneu, nota fiscal, etc. Se o cliente tiver sua necessidade atendida não ficará mais satisfeito por isso por que é algo que ele julga básico.

        B) Diz respeito as entregas que o cliente sabe que existe, quanto maior a entrega melhor, como exemplo de um carro que é econômico, mas quando o cliente viaja com ele, percebe que é "super econômico - isso pode superar sua expectativa e deixa-lo satisfeito.

        C) É uma situação morna na qual o cliente adquire um serviço ou produto e ele funciona como ele esperava. por si só não deixará o cliente satisfeito.

        D) Superando expectativas, esse é aquele momento do momento WOW. É quando sua empresa traz uma inovação que realmente surpreende positivamente seu cliente, essa experiencia poderá trona-lo ainda mais fidelizado. Pense em um restaurante que você sempre frequenta e ao chegar no restaurante tem uma mesa toda arrumada com uma iluminação própria e uma placa dizendo: " Obrigado Sr(a) X por retornar em nossa empresa" - WOW.

        E) Desapontamento, esse é o problema de uma alta expectativa se você sabe que determinado serviço ou produto tem qualidade superior, ficará insatisfeito quando não tiver essa percepção.

        O grande lance aqui é saber que quanto maior a expectativa dos clientes, mais desafiada sua empresa será. E o grande desafio de se manter inovadora ficará ainda mais claro. Uma vez que as pessoas saibam que sua empresa é referencia em "INOVAÇÃO" mais desta experiencia eles buscarão. E seu ROADMAP tem papel fundamental nesse processo para te guiar em direção de novas soluções, afinal: - Quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.


Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management

         Baseado nisso posso afirmar: Formate e siga seu Roadmap para desenvolver novos produtos, mas nunca se esqueça que a percepção do cliente é o que importa.


            


         





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