PDCA
Fonte: Greendg
Considerada uma importante ferramenta da qualidade, o PDCA tem grande utilidade na hora de se fazer uma gestão eficiente e por isso tornou-se metodologia obrigatória nas grandes empresas. Basicamente o PDCA representa um ciclo de ações continuas que orienta o gestor na realização de uma melhoria continua no seu departamento ou na sua empresa. A palavra tem origem do conjunto de ações ou etapas (em inglês) que representam a técnica. Veja a seguir:
P - Plan - Planejar - O planejamento é a base para toda organização, nesse momento devemos estabelecer as metas e os meios que serão utilizados para cumpri-las, além de identificar as estratégias e o plano de ação para cada objetivo.
D - Do - Fazer - É uma fase mais operacional de implementação, determina a execução de tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Devo ressaltar que todas as execuções devem ser as mais fiéis possíveis a aquilo que foi estabelecido.
C - Check - Controlar - É a verificação de tudo que foi realizado na etapa anterior, é uma fase de monitoramento e analise que visa medir os resultados apresentados.
A - Action - Ação - Executar ações corretivas de tudo que saiu errado, bem como: dificuldades no meio do caminho, obstáculos que não foram previstos e outros. Afinal, dificilmente será previsto tudo no inicio da operação e ,muitas vezes, será necessário "aparar algumas arestas" no decorrer do caminho.
A ideia é que ao final das quatro etapas as ações retornem desde o incio novamente.
Baseado nisso posso afirmar: Planeja-se, faça, monitore e corrija, depois... Faça tudo novamente e promova um ambiente de melhoria continua na sua empresa.
Comentários
Postar um comentário